Header Ads

Projeto de Leonardo Macena cria o Dia de Frei Damião, em Guarabira

Vereador apresenta projeto que cria Dia de Frei Damião em Guarabira. A iniciativa é do parlamentar Leonardo Macena

Leonardo é o autor do projeto (Imagem: Fato a Fato)
Um Projeto de Lei de autoria do vereador Leonardo Macena (PPS), apresentado nesta quinta-feira (27) na Câmara Municipal, dispõe sobre a criação de uma data para celebrar o dia de Frei Damião no município de Guarabira.

O terceiro domingo do mês de dezembro foi a data escolhida, segundo texto do PL 49/2017, para a celebração. Conforme o autor, foi pensada juntamente com o administrador diocesano Monsenhor José Nicodemos e o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano (PSDB).

“A data móvel foi uma ideia do Monsenhor, uma vez que contribui para a realização da celebração na Igreja. O terceiro domingo de dezembro é uma data simbólica, pois é próxima a inauguração do Memorial, hoje Santuário, de Frei Damião em Guarabira”, explicou o vereador.

Frei Damião foi um sacerdote católico da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), nascido na cidade de Bozano, na Itália. Viveu no Brasil e atuou no Nordeste, sendo conhecido como o Santo do Povo, mesmo sem ser oficializado pelo Vaticano.

Frei Damião tem estátua em Guarabira, onde realizou chamadas "missões" (Imagem: Da Net)
Em seus sermões, visitou todo o Nordeste pregando e atraindo vários fiéis. Há registros de várias pregações do ‘Santo’ em Guarabira e na Região.

Em processo de beatificação, o frade é atualmente reconhecido como Servo de Deus pela Santa Sé.

O projeto segue para a apreciação das comissões e se aprovada deve voltar para votação em plenário e ser encaminhado ao Prefeito para sanção.

Da Assessoria
Tecnologia do Blogger.