Header Ads

Exposição coletiva reúne obras de artistas contemporâneos e antropólogos, em JP

Mostra propõe um diálogo entre artistas visuais, antropólogos e fotógrafos de João Pessoa e de outros estados do Brasil

Casarão 34, local do Samap (Foto: Da Net)
A exposição coletiva ‘Etnopoéticas da Imagem’ será inaugurada nesta quarta-feira (14), às 17h, na Galeria Casarão 34, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Com curadoria de Fabiano Regenhaux, antropólogo e doutorando pela UFPE, a exposição é resultado do 1º Laboratório de Curadoria, desenvolvido pela galeria para formação de jovens curadores e estímulo da produção crítica. A mostra propõe um diálogo entre artistas visuais, antropólogos e fotógrafos de João Pessoa e de outros estados do Brasil.

Para Fabiano Regenhaux, etnopoesia é um termo criado pelo poeta beatnik Jerome Rothenberg para promover uma tradução e uma interface das manifestações verbais de culturas não ocidentais com as formas de tradução provenientes dos padrões da literatura ocidental. “Minha proposta de explorar o conceito de ‘etnopoesia’ é uma tentativa de abordar a dimensão sensível intermídia, que se revela nas fotografias, ilustrações e vídeos que compõem esta exposição. Nesses trabalhos, seus autores captam diferentes formas de vida culturais e fazem uma tradução dessas vivências, as quais poderão ser experimentadas pelo olhar do público”, pontua o curador.

A coordenadora da Galeria Casarão 34, Valquíria Farias, afirma que se trata de um projeto necessário ao circuito artístico de João Pessoa. “O objetivo consiste em estimular o surgimento de novos curadores e oxigenar a produção crítica e o debate em torno das exposições realizadas na cidade”, disse.

Artistas – Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (PE/ Alemanha), Sarapó Pankararu e Renato Athias (PE), Potira Maia (PB), Roncalli Dantas (PB), Tony Neto (PB), Emiliano Dantas (PE), Renato Athias (PE), Philipi Bandeira (CE), Sophia Pinheiro (Go), KelBaster (MG), Ricardo Peixoto (PB) e SaulloDannylck (PB).

Do Portal Correio
Tecnologia do Blogger.