Header Ads

Ricardo sobre novo sistema de rádio: "Estamos saindo de lambreta para uma Ferrari"

A primeira etapa abrangerá a região metropolitana de João Pessoa, depois Campina Grande e, até o fim do ano, todas as regiões do Estado

Ricardo inaugura sistema de rádio digital (Foto: Da Net)
O governador Ricardo Coutinho (PSB) entregou, na manhã desta segunda-feira (19), a primeira etapa da implantação do novo sistema de rádio comunicação digital da segurança pública da Paraíba. O gestor comemorou os investimentos, na ordem de R$ 33 milhões, e usou uma analogia para ilustrar o avanço.

“É um salto inestimável. A Paraíba não tinha nenhuma cobertura segura do ponto de vista da comunicação dos atores que atuam na segurança pública. Estamos saindo de uma lambreta para uma Ferrari”, comemorou.

Segundo Ricardo, o novo sistema, que foi proporcionado através de uma parceria com a empresa Motorola Solutions, consiste em uma tecnologia avançada e utilizada nas forças de segurança da Europa. A primeira etapa abrangerá a região metropolitana de João Pessoa, depois Campina Grande e, até o fim do ano, todas as regiões do Estado.

“Uma das melhores tecnologias existentes no mundo. Uma tecnologia utilizada plenamente na Europa, o sistema Tetra. Esta é a primeira etapa, na qual cerca de 20 municípios da região metropolitana de João Pessoa estão a partir de agora de manhã interligados entre si com informações criptografadas, seguras e isso vai facilitar completamente respostas muitos mais ágeis por parte da segurança pública, seja Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran”, afirmou.

O socialista explicou ainda que o novo sistema de rádio proporcionará uma cobertura maior, abrangendo quase toda a Paraíba e permitindo que áreas que não tenham sinal de celular sejam cobertas. Serão 40 torres dispostas por todo o Estado e 5.600 novos rádios de comunicação.

“Se você observar hoje, numa área rural, que não tenha sinal de celular, por exemplo, o contato da polícia com uma ocorrência existente tem uma dificuldade enorme onde tenha celular. Com esse sistema, nós vamos cobrir 97% do território da Paraíba”, concluiu.

Da Secom-PB
Tecnologia do Blogger.