Header Ads

Guarabira e mais 67 cidades da Paraíba têm alerta de chuvas fortes

Os modelos meteorológicos indicam muita chuva pelo menos até o começo da próxima semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (6), um alerta para Guarabira e mais 67 cidades da Paraíba com a previsão de chuvas volumosas a forte intensidade que podem causar alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios e ainda a possibilidade de rajadas moderadas a fortes de ventos. O aviso foi publicado às 9h30, e tem validade de 48 horas.

Guarabira e região podem ter chuvas fortes (Foto: Da Net)
O alerta laranja do Centro Virtual de Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), atinge as regiões do Litoral, Mata, Agreste e Brejo, juntamente com o Cariri e Seridó Paraibano.

Os modelos meteorológicos indicam muita chuva pelo menos até o começo da próxima semana, especialmente para as áreas mais a leste da Paraíba. A previsão é de que possam ocorrer chuvas entre 30 e 60 milímetros no intervalo de apenas uma hora. O acumulado diário pode chegar a 100 milímetros.

As recomendações para os moradores em regiões de perigo são para colocar em lugares altos seus móveis e utensílios (bem protegidos), desligar aparelhos elétricos, quadro geral de energia. Se observar rachaduras nas residências, procurar abrigos municipais. Se identificado rachaduras no terreno, coloque lona plástica para evitar que a água infiltre nas rachaduras.

Os números de emergência da Defesa Civil é 199 e Corpo de Bombeiros 193.

Ressaca no mar

A Capitania dos Portos da Paraíba ampliou o aviso de ressaca do mar no litoral da Paraíba, nesta quarta-feira (5). Agora, o alerta é válido até domingo (9), às 9h, com ondas de até 2,5 metros de altura.

Com a prorrogação, as recomendações da Capitania do Portos continuam as mesmas: que, durante esse período, praticantes de esportes náuticos evitem a prática de esportes no mar.

Além disso, é recomendado que embarcações de pequeno e médio porte e pescadores evitem navegar e que embarcações de médio e grande porte redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Em caso de emergência, deve-se entrar em contato com 0800-281-30-71 (Disque Segurança da Navegação), 185 (Salvamar Nordeste), (83) 3241-2805 (Capitania dos Portos) ou (83) 9 9302-9294 (WhatsApp Denúncia).

Do ManchetePB com Inmet

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.