Header Ads

Aguinaldo admite punição para deputados e partidos que "traíram" Temer

A artilharia mais pesada será contra o PSDB, legenda que possui quatro ministérios e teve expressiva votação contra o parecer que barrava a denúncia

Aguinaldo Ribeiro (Foto: Da Net)
Integrantes da base aliada que se mantiveram fiéis ao presidente Michel Temer (PMDB) vão cobrar punição a partidos e parlamentares da base aliada que "traíram" o peemedebista e votaram pela aceitação da denúncia por corrupção passiva contra ele. A principal reclamação virá do Centrão, grupo do qual PP, PR, PSD e PTB fazem parte e do qual Temer saiu ainda mais dependente após a votação desta quarta-feira.

O líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou que o momento é de "serenidade", mas defendeu que é preciso fazer uma avaliação criteriosa sobre o resultado da votação. "O momento é de avaliar o resultado com muito critério e respeito aos parlamentares que deram demonstração de lealdade ao presidente", afirmou o parlamentar paraibano, cujo partido também deu votos contrários a Temer.

A artilharia mais pesada será contra o PSDB, legenda que possui quatro ministérios e teve expressiva votação contra o parecer que barrava a denúncia. Entre os tucanos que votaram contra Temer está o deputado federal Pedro Cunha Lima.

Os fiéis vão cobrar que Temer retire dos tucanos o comando do Ministério das Cidades, hoje nas mãos do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE). A Pasta é cobiçada principalmente pelas bancadas do PSD e do PMDB, partido de Temer, em razão da sua capilaridade política.

A avaliação de parlamentares do Centrão é de que os tucanos não podem comandar tantos ministérios importantes, diante das ameaças de desembarque e das duras críticas que fazem a Temer desde que a delação da JBS atingiu o presidente. A reclamação, feita ainda nos bastidores durante a votação, foi externada pelo deputado Laerte Bessa (PR-DF). "Tenham hombridade e devolvam os cargos", disse o parlamentar.

Nas rodas de conversa, deputados do Centrão e ligados ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já davam como certo que Temer vai tirar o PSDB das Cidades. A principal aposta é de que a Pasta irá para o PSD, que hoje comanda o Ministério das Comunicações, com Gilberto Kassab. Há quem acredite, porém, que Temer deverá manter a Secretaria de Habitação, que cuida do Minha Casa, Minha Vida, com tucanos.

Integrantes do Centrão marcaram uma série de reuniões para amanhã, para avaliar o mapa de votações e organizar a reação. No Centrão, há quem deseje, inclusive, a saída do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Ele é filiado ao PSB, partido cuja grande maioria da bancada votou contra Temer. Dissidente, o ministro deve migrar para o DEM na próxima janela para mudança de partido sem risco de perder o mandato.

ParlamentoPB com Diário do Poder
Tecnologia do Blogger.