Header Ads

João Azevêdo destaca vocação da Paraíba para inovação

Durante seu discurso, o secretário João Azevêdo destacou que a Paraíba é um estado que possui uma vocação natural para a área de inovação

Azevedo representou Ricardo (Foto: Da Net)
O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, participou, representando o governador Ricardo Coutinho, nesta quarta-feira (2), da solenidade de abertura do IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel) e do V Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (Seenel), realizado bienalmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e organizado pela Energisa Distribuidora.

O evento, que está acontecendo no Centro de Convenções de João Pessoa, com o tema "Inovação e Integração: Respostas Locais para Barreiras Globais", tem como objetivos imprimir elevado valor agregado para as empresas de energia elétrica e instituições de P&D participantes, proporcionar e potencializar a divulgação das mais recentes inovações tecnológicas desenvolvidas no âmbito dos Programas regulados, além de promover painéis com especialistas nacionais e internacionais sobre temas relacionados às políticas de apoio à inovação tecnológica no setor e regulamentação vigente.

Durante seu discurso, o secretário João Azevêdo destacou que a Paraíba é um estado que possui uma vocação natural para a área de inovação, ciência e tecnologia. “A Paraíba possui um conjunto de universidades aqui instaladas que desenvolvem trabalhos voltados para o setor de energia, além de possuir espaços importantes voltados para a pesquisa como o Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (Citta) e a Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Paraíba, a Fapesq, e Fundação Parque Tecnológico. Isso nos dá uma condição de receber um evento como esse que está sendo realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e organizado pela Energisa Distribuidora”, destacou.

João Azevêdo destacou também que a realização do evento em João Pessoa só foi possível graças à estrutura que o estado possui. “Aqui no Centro de Convenções já foram realizados outros eventos de grande porte como o Fórum de Governança da Internet, IGF, a RoboCup, em 2014 e muitos outros eventos. E tudo isso só foi possível graças ao trabalho que o governador Ricardo Coutinho vem realizando para estruturar o nosso Estado”, acrescentou.

O diretor da Annel, André Pepinote, falou da satisfação em realizar o evento aqui na Paraíba. “Esse é um evento de grande magnitude tanto para o setor elétrico quanto para a Paraíba. Nós tivemos a satisfação diante da infraestrutura que o Estado possui. Um Centro de Convenções amplo, confortável e que chama a atenção de todos os brasileiros e estrangeiros. Enfim, teremos muitas atividades durante esses dias de evento e será um grande momento para apresentar ao consumidor o que estamos desenvolvendo no setor elétrico”, destacou.

O IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel) e o V Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (Seenel) seguem até a próxima sexta-feira (4), com um arranjo global de participação das principais lideranças e instituições do segmento, abrangendo desde geradoras (hidrelétricas, termoelétricas, nuclear, eólica, solar entre outras), transmissoras, distribuidoras e comercializadoras de energia, a empresas de base tecnológica, indústrias, ESCOs (Energy Services Company), agências do setor, centros de pesquisa, certificadoras e universidades, trazendo uma proposta sem precedentes de experiência, inovação e integração, a fim de estimular o mais alto nível de oportunidades e parcerias.

Do PB Agora
Tecnologia do Blogger.