Header Ads

Torcedor é detido por injúrias raciais a familiares do atacante Vinicius Jr.

Acusado por tios do atacante do Flamengo de fazer gestos racistas, alvinegro é levado ao Jecrim e aguarda juiz dizer se ele será preso

Um torcedor do Botafogo, identificado como André Luis Moreira dos Santos, foi detido pela Polícia Militar no Estádio Nilton Santos suspeito de injúrias raciais a familiares do atacante Vinicius Junior. Ele acompanhava a partida no Setor Leste Inferior, quando fez ofensas a tios do jogador do Flamengo. O acusado fazia sinais apontando para o braço e gritava "tudo macaco". Os familiares do jogador estavam em um camarote no Setor Leste. Perto do local, dirigentes rubro-negros acompanharam a cena.

Torcedor injúria racial Botafogo x Flamengo Copa do Brasil Nilton Santos (Foto: Reprodução)
O torcedor foi reconhecido pelas vítimas e encaminhado por policias do Gepe para o Juizado Especial Criminal (Jecrim) do estádio. Lá, ficou se lamentando "vocês vão f**** minha vida". O botafoguense deixou o estádio por volta de 4h da madrugada. Ele foi encaminhado à Cidade da Polícia.

O ato foi recreminado pelos próprios torcedores do Botafogo presentes na Leste Inferior, que cobraram o torcedor responsável pelas injúrias raciais.
Por ser detido em flagrante, ele foi ouvido no próprio Jecrim por um juiz, que dirá se ele seguirá preso. Outras oito pessoas foram detidas por confusões no estádio, mas foram liberadas.

O Flamengo usou uma rede social para condenar a manifestação de racismo contra a família de Vinicius Jr.: 'Racismo, aqui, não'.

Nesta quinta-feira, a assessoria de Vinicius Junior enviou um comunicado repudiando o episódio:

"A família do atacante Vinicius Jr, do Flamengo, que foi vítima de racismo por parte de um torcedor do Botafogo no jogo desta quarta-feira (16/08), pela semifinal da Copa do Brasil, lamenta profundamente o episódio e repudia qualquer ato neste sentido contra qualquer cidadão. E espera que medidas sérias e cabíveis sejam tomadas pelos órgãos responsáveis para que cenas lamentáveis como esta não voltem a se repetir"

A legislação brasileira prevê dois tipos de crimes relacionados à discriminação por raça: a injúria racial, que está no artigo 140 do Código Penal, parágrafo 3º, e o racismo, previsto na Lei 7.716/1989. Segundo o site do Conselho Nacional de Justiça, a injúria racial consiste em ofender a honra de alguém, em geral com uso de palavras depreciativas referentes à raça ou cor, e prevê pena de um a três anos de prisão, alem de multa. Já o racismo, considerado crime inafiançável e imprescritível, implica em conduta discrimiatória dirigida a determinado grupo ou coletividade.

O Rubro-Negro e o Alvinegro empataram por 0 a 0, na noite desta quarta, no Nilton Santos. Na próxima semana, os times decidem no Maracanã uma vaga na decisão da Copa do Brasil.

Do G1
Tecnologia do Blogger.