Header Ads

Depois de mais de 20 anos fechado, prefeita reabre Horto Florestal em Mamanguape

A prefeita Maria Eunice Pessoa disse ser um orgulho para sua gestão a reabertura do Horto Florestal

Prefeita Maria Eunice durante reabertura do Horto Florestal (Imagem: Codecom)
A Prefeitura de Mamanguape reabriu o Horto Florestal da cidade, reativado após passar por um grande processo de revitalização, disponibilizando uma vasta flora nativa e proporcionando mais um ambiente de lazer, pesquisa acadêmica e científica para o público em geral. A solenidade contou com as presenças da prefeita Maria Eunice, da vice-prefeita Baby Helenita, represente do Ministério Público, assessores do deputado Ricardo Barbosa, vereadores da base, secretários, auxiliares da gestão, estudantes e pessoas da comunidade local.

Criado em 1952, o Horto Florestal Municipal de Mamanguape, com intuito inicial de preservar o patrimônio ambiental do município, juntamente com o cunho de Educação Ambiental, foi visitado por inúmeras gerações de estudantes ao longo dos anos que esteve ativo, chegando a se tornar, temporariamente, uma base do IBAMA.

Embora apresente tamanha importância cultural, educativa e ambiental, foi abandonado a cerca de 26 anos, virou ponto de drogas e desmanche de motos e carros, além de, por algumas vezes, ser local de homicídios e abandono de corpos, colocando em situação de fragilidade a população circunvizinha.

Neste ano, a Prefeitura Municipal de Mamanguape, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria Meio Ambiente, realizou a revitalização desse instrumento tão importante, com novos espaços como Laboratório, Viveiro de Mudas, Trilhas Ecológicas entre outras atividades.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Gemerson Roque, uma parceria com a UFPB e ECIT do Vale do Mamanguape, vai garantir que sejam desenvolvidas atividades pesquisas diversas para o avanço da ciência e ao mesmo tempo proporcionar um ótimo lazer.

Prefeita e vice cortam fita simbólica de reabertura do Horto Florestal (Foto: Codecom)
Gemerson adiantou de que em breve, o Horto estará recebendo um orquidário, para apreciação da população e será aberto diariamente, das 8:30 às 17h:00, com visitas escolares agendadas presencialmente, pelo e-mail hortoflorestalmamanguape@gmail.com, ou pela página oficial da Prefeitura.  

A prefeita Maria Eunice Pessoa disse ser um orgulho para sua gestão a reabertura do Horto Florestal, disse que importância para estudantes das áreas ligadas a biologia e ecologia, lembrou que frequentou o local como aluna e como professora. Eunice ressaltou que estava cumprindo mais que uma promessa na campanha “Trata-se de um sonho”, disse.

A Prefeita destacou as restaurações realizadas em escolas, postos de saúde, Policlínica Municipal, estradas, manutenção iluminação pública, valorização do servidor, entre outras ações. “Numa futura gestão, o povo vai saber cobrar, porque entenderá para que serve o dinheiro público”, finalizou. 

Da Codecom-Prefeitura de Mamanguape
Tecnologia do Blogger.