Header Ads

Eleições 2018: Instituto divulga pesquisa para o Governo do Estado; Veja os números

Estudo mostra Cartaxo em primeiro, Cássio e Maranhão em segundo, Romero em terceiro e Azevedo e Lígia na última colocação

Cartaxo, Maranhão, Romero e Azevedo (Foto: Da Net)
Não tem surtido efeito, não até agora, o gigantesco esforço empreendido pelo governador Ricardo Coutinho para tentar alavancar a candidatura do secretário João Azevedo (Infraestrutura). Pelo menos a julgar pelos números de pesquisa do Instituto Fran6 (São Paulo), divulgada nas últimas horas, mostrando o socialista literalmente na lanterninha.

De acordo com o estudo, e se as eleições fossem hoje, com os nomes até agora especulados, Luciano Cartaxo (PSD) teria 33,4%, seguido pelo tucano Cássio Cunha Lima (12,7%) e o peemedebista Zé Maranhão (10,1%). Em seguida, Romero Rodrigues (PSDB), com 8,2%, João Azevedo (PSB), com apenas 2,5%, e Lígia Feliciano (PDT), 2,1%. Dados da pesquisa estimulada.

Na avaliação do voto espontâneo, Luciano Cartaxo surge com 12%, seguido por Ricardo Coutinho (9%), Cássio (5%), Maranhão (3%), Romero (3%) e Estela Bezerra (1%). Segundo o Instituto, nesse levantamento, João Azevedo e Lígia Feliciano não foram citados.

Cenários – Num segundo cenário, sem Cássio e Lígia, Luciano Cartaxo vai 37,6%, seguido por Zé Maranhão (14,1%), Romero Rodrigues (12%), João Azevedo (3,6%). Num hipotético segundo turno, entre Luciano Cartaxo e João Azevedo, o prefeito teria 48,8% contra 6,2% conferidos ao secretário de Infraestrutura do Estado.

Oposição – O detalhe é que, somados os três candidatos (Maranhão, Romero e Azevedo), o prefeito Luciano Cartaxo já levaria a disputa em primeiro turno, considerando apenas os votos válidos. Outro detalhe é que, somados os três candidatos de oposição, já superaria os 63%. Ou mais de 80%, considerando apenas os votos válidos.

Rejeição – Já no quesito da rejeição, o Instituto aferiu Luciano Cartaxo com o menor percentual, apenas 6,2%. Um pouco acima de Romero Rodrigues, com 5,3%. Cássio lidera a rejeição com 35,8%, seguido por Maranhão (17,4%), João Azevedo (7,6%) e Lígia Feliciano (7%).

Pesquisa – A amostragem, desenvolvida pelo Instituto Fran6 (SP), entrevistou 1.500 pessoas, entre os dias 16 e 19 de setembro. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O Instituto fica localizado à Rua Estevão Baião, 835, Campo Belo, São Paulo.

Do Blog de Helder Moura
Tecnologia do Blogger.