Header Ads

Projeto prevê touca que previne queda de cabelo em pacientes com câncer

Para Pedro Cunha Lima, o tratamento tem por objetivo preservar o equilíbrio psicológico dos pacientes, fator de grande relevância para o sucesso do tratamento

Pedro Cunha Lima (Foto: Da Net)
Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 6966/2017, de autoria do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), que obriga os hospitais públicos a fornecerem toucas hipotérmicas, que previnem a queda de cabelo, para pacientes em tratamento de neoplasias malignas sempre que houver indicação clínica para seu uso.

De acordo com o parlamentar, o uso da touca hipotérmica é uma técnica que previne a queda de cabelos em pacientes submetidos à quimioterapia. “É um procedimento simples, utiliza-se uma touca de plástico recheada com gel em baixíssima temperatura, podendo chegar a vinte graus negativos. A vasoconstrição decorrente do frio diminui o afluxo dos quimioterápicos ao couro cabeludo, diminuindo a perda de cabelos pelos pacientes”, comentou.

Segundo Pedro, o tratamento tem por objetivo preservar o equilíbrio psicológico dos pacientes, fator de grande relevância para o sucesso do tratamento. Apesar de ser utilizado em serviços de referência em oncologia, ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso significa que o paciente da rede pública não está podendo contar com técnica simples, que não apenas melhora a eficácia de seu tratamento, mas que também preserva significativamente sua qualidade de vida”, arrematou.

Do Portal Correio
Tecnologia do Blogger.