Header Ads

Rocinha tem 3 mortos, 16 presos e 22 fuzis apreendidos em 3 dias de operação

Forças federais e polícias estaduais também apreenderam 2 bombas, 8 granadas, 84 carregadores e mais de 2 mil munições. Ocupação não tem data para acabar

Desde que começaram a operação conjunta na sexta-feira (22), forças federais e polícias estaduais registraram 3 mortos, 16 presos e 22 fuzis apreendidos na Rocinha, segundo balanço feito pela Secretaria de Segurança Pública do RJ. Na tarde deste domingo (24), um homem foi preso e um fuzil encontrado na comunidade.

Força Armadas ocupam as ruas da Rocinha (Imagem: Da Net)
Veja a lista das mortes, prisões, detenções e apreensões:

3 mortes
16 prisões
2 detenções de menores de idade
22 fuzis apreendidos
8 granadas
2 bombas de fabricação caseira
2 pistolas
84 carregadores de fuzil
2.151 munições

Quase mil militares estão na comunidade nestes três dias para conter uma guerra entre traficantes rivais. Parte dos criminosos fugiu para as matas do entorno, espalhando os confrontos para várias regiões do Rio.

Neste domingo, a partir de informação recebida pelo Disque-Denúncia, PMs encontraram e prenderam, por volta de 14h, Emanuel Bezerra de Araújo, de 19 anos, conhecido como playboy. Ele tinha dois mandados de prisão em aberto, segundo a polícia, e carregava uma réplica de pistola.

Emanuel Araújo, que seria do bando de Rogério 157 e também invadiu a Rocinha, chegou à à 11ª DP (Rocinha) com a mão machucada. À polícia, disse que foi punido pelo novo líder da Rocinha, mas não explicou o porquê.

A polícia crê que o traficante Rogério Avelino da Silva, conhecido como Rogério 157, conseguiu voltar para o morro, onde está escondido. Ele é apontado como pivô da guerra entre criminosos iniciada há uma semana.

Após a prisão de Emanuel, na área de mata, em cima de uma garagem de ônibus, policiais do 23º BPM (Leblon) e da UPP Rocinha apreenderam um fuzil AK-47, um carregador e munições.

Mais tarde, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) localizaram duas mochilas com 16 carregadores de fuzil AK 47 e munições próximo a Via Ápia. Durante patrulhamento pela manhã, policiais militares já haviam apreendido frascos de lança-perfume na Rocinha.

Escolas suspendem as aulas

Em função dos confrontos, 9 escolas municipais e 2 particulares não abrirão as portas nesta segunda-feira (25). Para alunos da Escola Americana, as aulas estão suspensas até quarta (27).

Na tarde de domingo (24), a Secretaria Municipal de Educação emitiu nota para informar que todas as nove unidades escolares situadas na Rocinha ficarão fechadas, prejudicando 3.344 alunos. 

Segundo a pasta, são seis escolas, duas creches e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) em que não haverá atividades nesta segunda.

Do G1
Tecnologia do Blogger.