Header Ads

Cássio diz que o Governo RC perdeu o controle da violência

Senador deve ser candidato a reeleição ou poderá vir a disputar o Governo do Estado em 2018

Senador Cássio (Foto: Da Net)
O senador Cássio Cunha Lima, que conseguiu, nesta terça (dia 24), aprovar em segunda votação, a PEC que cria as polícias penais federal, estaduais e distrital, voltou a criticar a falta de humildade do governador Ricardo Coutinho em admitir que “perdeu o controle da Segurança Pública do Estado e deveria solicitar o envio de tropas da Força Nacional para a Paraíba”.

E emendou: “O problema da insegurança pública da Paraíba não é da Polícia e sim da falta de Polícia. Quando assumi o Governo, em 2003, o contingente da Polícia Militar era de pouco mais de sete mil homens e mulheres e, ao sair, em 2009, já eram mais de 10 mil. Já a Policia Civil mais que dobrou o seu efetivo, de 1.021 para 2.136. Hoje, nove anos depois, a população aumentou e efetivo diminuiu.”

E arrematou: “O que estamos presenciando atualmente, com a escalada da violência sem precedentes no Estado, seja no número de assassinatos , seja nos crimes contra o patrimônio, é a prova cabal de que a falta de polícia é responsável pela insegurança social e um convite a crimes e furtos de toda ordem, diariamente. Ou seja, o Governo não investiu e perdeu o controle sobre a violência.”

PEC – Com a criação das policiais penais federal, estaduais e distritais, proposta pelo senador, os agentes penitenciários passam a ter os mesmos direitos da carreira policial. “A aprovação da matéria, de forma unânime, é uma resposta do Estado ao clamor por Segurança Pública em todo o Brasil. O quartel-general do crime, o alto comando das organizações criminosas, hoje, está nas celas, atrás das grades. Os presídios, portanto, se transformaram em verdadeiros escritórios do crime, e é preciso que que revertamos essa situação, e com urgência.”

O agente penitenciário, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), é a segunda profissão mais perigosa do mundo. Para Cássio, essa é mais uma razão que justifica a justeza e a necessidade da criação da polícia penal*

Do Blog de Helder Moura
Tecnologia do Blogger.