Header Ads

Governo federal abre mais de 800 mil vagas para cursos técnicos no país

Ministério da Educação informa que todos os cursos são de graça e as aulas começam a partir de 30 de outubro

Ministério da Educação (Foto: Da Net)
Para ajudar os beneficiários do Bolsa Família, foram abertas mais de 800 mil vagas para cursos de formação inicial e continuada nas modalidades presencial e a distância. Esses cursos fazem parte do programa Pronatec Oferta Voluntária e do Progredir, que tem o objetivo de emancipar até um milhão de famílias nos próximos dois anos. Além disso, serão abertas mais 280 vagas em cursos técnicos presenciais. Segundo o Ministério da Educação, todos os cursos são de graça e as aulas começam a partir de 30 de outubro, segunda-feira. 

Entre os cursos mais procurados, estão os de assistente administrativo, representante comercial e recepcionista. As inscrições ficarão abertas até o domingo (22) e, para se inscrever, é preciso ser brasileiro, maior de 15 anos e ter pelo menos o ensino fundamental incompleto.

O acesso ao mercado de trabalho e qualificação profissional são algumas das intenções do governo, como explica o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

"O Progredir é um programa para intensificar oportunidades para as famílias, principalmente para os jovens do Bolsa Família que estão desempregados, que estão sem estudar, que estão sem um horizonte na vida para o seu progresso, para o seu desenvolvimento econômico e também pessoal. É um programa criado para estimular de várias formas, que estes jovens, dentro dessas famílias do Bolsa Família, tenham a oportunidade de ter renda maior, de ter um progresso na vida, de no futuro nem precisar mais do Bolsa Família."

Quem aderir ao Progredir e conseguir um trabalho com carteira assinada e aumento da renda não vai ser excluído imediatamente do Bolsa Família. Segundo o ministério, quem alcançar renda de até dois salários mínimos vai continuar recebendo o benefício por pelo menos dois anos. Hoje em dia, 13,5 milhões de famílias fazem parte do programa.

Do Portal Correio
Tecnologia do Blogger.