Header Ads

População rejeita presídio anunciado para Gurinhém e pede investimentos em outras áreas

Moradores da cidade usaram as redes sociais para reprovar construção de unidade prisional

Cidade de Gurinhém (Foto: Da Net)
Moradores do município de Gurinhém, no Agreste paraibano, a 78 quilômetros, estão desaprovando a construção de um presídio de segurança máxima com capacidade para 600 apenados na cidade. A construção foi anunciada nessa terça-feira (17) pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária, Wagner Dorta.


Segundo o secretário, a nova unidade será construída com recursos oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), na ordem de R$ 31,9 milhões. O projeto arquitetônico já etá pronto e o espaço para a construção também foi delimitado, mas ainda não há data para que a obra seja concluída.

Porém, nas redes sociais, a população vem criticando a decisão do governo, alegando que o município precisa de investimentos em segurança e educação.



Ainda conforme o secretário, Gurinhém foi escolhida como sede do presídio por ter uma localização estratégica por ficar entre João Pessoa e Campina Grande, regiões onde o déficit de vagas nas unidades prisionais é de 100%.

O presídio será de segurança máxima e distante cinco quilômetros da sede da cidade de Gurinhém, às margens da Rodovia PB-063, com ligação à BR-230. “Tudo foi muito bem planejado”, pontuou o secretário. Gurinhém atualmente possui uma cadeia pública desativada, e este é mais um motivo para a escolha do local da nova unidade.

A área onde o presídio será construído tem 90 mil metros e será desmembrada de uma propriedade rural com aproximadamente 40 hectares.

Do Portal Correio
Tecnologia do Blogger.