Header Ads

ALPB debate campanha de prevenção ao câncer de próstata; Raniery participa de sessão

Deputados discutiram a necessidade de ampliação da campanha contra o câncer de próstata

Raniery fala da tribuna da ALPB (Foto: Da Net)
No mês de novembro, deputados estaduais destacam a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, principal alvo de conscientização do público masculino por conta do Movimento Novembro Azul. O envolvimento de órgãos públicos e a luta contra o preconceito são alguns dos temas abordados pelos parlamentares. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve diagnosticar, em 2017, 61,2 milhões de novos casos da doença. 

Para o deputado Ricardo Barbosa, a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata é uma grande arma contra o alto número de mortes na população masculina por conta da doença. “Posso falar com conhecimento de causa – já que fui vítima desse mal – de que o diagnóstico precoce é fundamental na luta contra a doença. Graças a Deus estou curado, e reconheço a importância da campanha Novembro Azul”, afirmou.

Já o deputado Hervázio Bezerra afirma que, paralelamente à conscientização sobre o diagnóstico precoce, é importante que o Movimento Novembro Azul atue para destruir preconceitos. “É preciso que todos se conscientizem de que a saúde é, sem dúvidas, mais importante que qualquer preconceito. É preciso que nós homens tenhamos o hábito de ir ao médico regularmente, que possamos perder a vergonha e o preconceito”, ressaltou. 

O deputado Raniery Paulino, por sua vez, ressalta a importância do envolvimento de órgãos públicos, a exemplo da Assembleia Legislativa, para fortalecer as mobilizações em torno do Novembro Azul. "A divulgação e a inclusão desse movimento na agenda, seja da Assembleia ou de outras instituições, tem o mérito de, além de diminuir o preconceito, conscientizar sobre o diagnóstico precoce, contribuindo para uma maior longevidade da população masculina”, finalizou.

Novembro Azul – O Novembro Azul é um movimento de conscientização realizado por diversas instituições, voltado para a prevenção das principais doenças que atingem a população masculina, com destaque para o câncer de próstata.

O Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, lembrado no dia 17 de novembro.

Do ParlamentoPB
Tecnologia do Blogger.