Header Ads

Conhecido vencedor de concurso sobre o Hino Oficial do município de Pilõezinhos

A Comissão Julgadora realizou o critério de avaliação no período de 30 de outubro a 10 de novembro

Prefeita Mônica e o vencedor do concurso (Foto: Codecom)
A Prefeitura de Pilõezinhos realizou nesta quarta-feira (15), às 19h, na Câmara Municipal, a solenidade para o RESULTADO FINAL DO CONCURSO DO HINO OFICIAL do município.

Fundamentada na Lei n° 264/2011 de 21 de outubro de 2011, e no artigo 60 da Lei Orgânica do município, a Prefeitura Municipal de Pilõezinhos realizou, no período entre 18 de setembro a 27 de outubro, as inscrições para o Concurso Público do Hino Oficial do Município. 
A Comissão Julgadora realizou o critério de avaliação no período de 30 de outubro a 10 de novembro. E nesta quarta-feira (15), foi realizada, na Câmara Municipal, a contagem das notas atribuídas aos 5 (cinco) Hinos inscritos pela Comissão Julgadora.

Foram convidados para compor a mesa a prefeita, Mônica Cristina; a secretária de educação e cultura, Marilene Alves; o presidente da Câmara, Elisandro Vieira; o padre Paulo Roberto; o pastor, Alécio de Souza; o representante do Ninho do Pavão, Jonas Monteiro; os maestros, José Carlos e Rogério Wilker; os professores Francisco José, Fátima Trajano e Júlio Francisco.

A COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora foi composta por 5 (cinco) membros, sendo dois maestros, José Carlos Costa Santos e Rogério Wilker C. Ribeiro, estes membros ficaram responsáveis por julgarem, de acordo com o artigo 21, obedecendo também o artigo 27, inciso I, e o artigo 38, incisos I, III, IV, V, VI e IX do Edital, realizando avaliação técnica, levando em consideração cadência, entre o tempo mínimo e máximo estipulado, analisando a originalidade, estilo, melodia, harmonia, ritmo e singularidade musical.

Fizeram parte, também, da Comissão Julgadora os professores Francisco José da Silva e Maria de Fátima Trajano (ambos filhos da terra) que ficaram responsáveis por julgarem, de acordo com o artigo 3, e inciso IV do Edital 001/2017 do Concurso do Hino Oficial do Município de Pilõezinhos, fazendo avaliações técnicas, levando em consideração os aspectos históricos e culturais do município e referência geohistórica, com enfoque às origens histórica de seu povo, a natureza, patrimônios históricos e sociais do município, observando-se que não haja promoção de individualidades e particularidades nessa história.

Prefeita, vice e integrantes da Comissão Julgadora do concurso (Foto: Codecom)
Além dos dois maestros – que julgaram a parte musical – e dos professores Francisco e Fátima – que analisaram a parte histórica, cultural, social e geográfica – a Comissão foi composta, também, pelo professor de Português Júlio Francisco, que ficou responsável por julgar, de acordo com o artigo 22, obedecendo também o artigo 27, inciso II; e do artigo 38, incisos II, III, VII e VIII, realizando avaliação técnica observando as normas da língua padrão, evitando vícios de linguagem, ambiguidade, rebuscamento, vocabular exagerado e cacofonias, considerando os aspectos linguísticos literários, facilidade de comunicação e emprego correto da gramática, primando pela clareza e concisão.

O objetivo da solenidade foi mostrar a SERIEDADE na qual foi realizado o concurso, e o resultado ABERTO AO PÚBLICO foi para evidenciar a TRANSPARÊNCIA da contagem dos pontos, na presença da Comissão Julgadora, bem como de todos os que se fizerem presentes para prestigiar esse momento histórico para o nosso município.

O Hino vencedor do Concurso foi a letra de número 003, composta por Paulo Sérgio Barbosa da Silva e Marden Morais de Lima. Este será executado pela primeira vez na abertura na Rota Cultural Raízes do Brejo em Pilõezinhos, no dia 24 de novembro.

Letra da música vencedora:

Gloriosa Pilõezinhos,
De grande berço e cultura,
Zelada e preservada com carinho,
Tua história é grandiosa!

Tuas serras circundam o horizonte,
Formando lindos campos naturais;
As margens do teu rio norte a sul,
São de amores, flores e paz!

Airoso
Lugarejo
Que esta terra herdou,
Paisagens
Campesinas
Que a mãe natureza nos presenteou!

Majestosa Pilõezinhos,
De pilões e pedras és formada;
Teu povo segue forte o seu caminho;
Te és cidade idolatrada!

Teus guerreiros nunca desistiram,
E nas lutas tu és vencedora;
Tu és forte, Pilõezinhos,
Minha paixão, és protetora!

Teu passado será exaltado,
Com os amores que aqui surgiram;
O Pavão Misterioso é renomado,
É nosso orgulho, é nosso amado!

Airoso
Lugarejo
Que esta terra herdou,
Paisagens
Campesinas
Que a mãe natureza nos presenteou!

Majestosa Pilõezinhos,
De pilões e pedras és formada;
Teu povo segue forte o seu caminho;
Te és cidade idolatrada!

Da Codecom-Prefeitura de Pilõezinhos
Tecnologia do Blogger.