Header Ads

Grêmio bate o Lanús e conquista a Libertadores pela terceira vez

Fernandinho abriu o placar e Luan marcou um golaço nos 2 a 1, na Argentina

Grêmio comemora título (Foto: Globo)
O Grêmio ganhou mais uma taça continental para a sua coleção. Na noite desta quarta-feira, o estádio do Lanús, da Argentina, conhecido como La Fortaleza, não conseguiu conter a força do tricolor gaúcho, que venceu por 2 a 1 com vantagem aberta ainda na primeira etapa. Foi o terceiro título da Libertadores do Grêmio, que conquistou o troféu em 1983 e 1995. Campeão na primeira vez como jogador, Renato Gaúcho entrou para a história do clube dessa vez como técnico da conquista. É a primeira vez que um brasileiro vence o torneio como jogador e treinador.

Com o título, a zona de classificação no Brasileiro para a Libertadores de 2018 foi ampliada. O G-7 virou G-8, beneficiando os times cariocas, que agora só dependem de si mesmos para garantir uma vaga na competição continental. Atual oitavo colocado do Brasileiro, com 52 pontos, o Botafogo se classificará caso mantenha sua posição. Com 53, Flamengo (6º) e Vasco (7º) passam a travar uma disputa direta pela fase de grupos —que o Botafogo tem remotas chances de alcançar. Apenas um deles poderá conseguir a classificação para os grupos pelo Brasileiro. Caso avance hoje à final da Sul-Americana e conquiste o torneio, o Flamengo terá direito automaticamente a uma vaga na fase de grupos. Neste caso, o Brasileiro terá uma zona de classificação para a Libertadores com os noves primeiros colocados.

Antes da partida em Lanús, jogadores dos dois times fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao primeiro aniversário da tragédia com o voo da Chapecoense, na Colômbia. No estádio, cerca de 5 mil torcedores do Grêmio amenizavam a pressão criada pela torcida local. Mas o que fez diferença foi a atuação dos visitantes. A vitória de 1 a 0 na Arena do Grêmio, na semana anterior, não parecia satisfazer Renato Gaúcho. Desde o primeiro minuto, o time brasileiro adotou uma postura agressiva e esteve mais perto da área adversária.

As chances criadas não chegaram a causar um grandes sustos no Lanús até que, aos 26, em um erro da zaga do Lanús na altura do meio-campo, a bola ficou com Fernandinho. O atacante acelerou em direção ao gol de Andrada, sem que pudesse ser alcançado por adversários, e chutou muito forte na saída do goleiro, que não conseguiu evitar que a rede balançasse. O gol aconteceu justamente próximo à parte da arquibancada em que estava a torcida gremista, que foi ao delírio.

A vantagem ampliada quase sofreu um baque três minutos depois quando Velázques cobrou falta no ângulo esquerdo. Um dos heróis do título tricolor, com ótimas atuações na fase final da competição, Marcelo Grohe fez uma defesa espetacular quando o gol parecia inevitável. No minuto seguinte, em chute de Edílson, o Grêmio voltou a assustar. No meio da área, Arthur desviou, mas a bola subiu demais

GOLAÇO HISTÓRICO DE LUAN

O momento mais bonito da partida estava reservado para os 41 minutos do segundo tempo. Mostrando a força dos volantes do Grêmio, Arthur e Jaílson iniciaram a jogada que terminou em lançamento para Luan. Com uma invejável tranquilidade, o atacante foi driblando e ajeitando a bola até que, diante de Andrade, chutou com pouca força, por cobertura, e ampliou para 2 a 0. Foi o oitavo gol de Luan na competição.

Um dos destaques da partida, Arthur saiu aso 5 minutos da segunda etapa ao sentir pancada recebida no final da primeira etapa. Michel entrou em seu lugar. E teve trabalho, já que o Lanús passou a pressionar a equipe brasileira. Aos 11, pegou rebote de c hute de Acosta e assustou. Aos 26, em cobrança de pênalti cometido por Jaílson, Sand foi para a cobrança e diminuiu. Foi o novo gol dele, que se isolou na artilharia da competição. Como era de se esperar, o 2 a 1 levantou a torcida do Lanús.

O que parecia tranquilo ganhou emoção aos 37, quando Ramiro reclamou de falta de fair play dos adversários. Exaltado, ele recebeu o amarelo e o vermelho, deixando o time com 10 jogadores.

De O Globo
Tecnologia do Blogger.