Header Ads

Partido expulsa Mugabe da liderança e exige renúncia à presidência do Zimbábue

Robert Mugabe, de 93 anos, governa o país há 37 anos. Ex-vice-presidente, que foi demitido por Mugabe, é o novo líder do partido

Robert e Grace Mugabe se casaram em 1996 e têm três filhos; ela era datilógrafa do presidente (Foto: Jekesai Njikizana/AFP)
O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, recebeu um ultimato da liderança do partido ZANU-PF neste domingo (19): caso não deixe o cargo até o meio-dia de segunda-feira (20), os procedimentos para um impeachment serão iniciados.

Também neste domingo, o partido decidiu afastar Mugabe da liderança, e substituí-lo por Emmerson Mnangagwa, ex-vice-presidente do país. Até poucos dias, ele era o vice-presidente do Zimbábue, até ser demitido por Mugabe.

Mnangagwa, por sua vez, se torna o novo líder do partido e vai ser indicado pelo ZANU-PF à presidência do Zimbábue, segundo o ministro de cibersegurança Patrick Chinamasa.

De acordo com a agência Reuters, um pronunciamento de Mugabe pode acontecer nas próximas horas na TV estatal ZBC.

A saída de Mugabe do cargo, no entanto, depende da aprovação parlamentar. Aos 93 anos, ele é o chefe de Estado em atividade mais velho do planeta e lidera o país africano há 37 anos.

A mulher de Mugabe, Grace, que ambicionava suceder o presidente, também foi expulsa do ZANU-PF. De acordo com Chinamasa, sua expulsão se deu por motivo de "promover discurso de ódio e discórdia".

De acordo com a agência Efe, a decisão foi estabelecida em uma reunião extraordinária convocada depois que os diretórios locais do partido retiraram seu apoio a Mugabe.

Crise

A crise no Zimbábue começou no início da semana, quando militares informaram ter começado uma operação contra "criminosos" próximos ao presidente Robert Mugabe, tomando as ruas e assumindo o controle de prédios públicos e da TV estatal.

Isso aconteceu uma semana depois da queda do vice-presidente Emmerson Mnangagwa, que começava despontar como possível sucessor de Mugabe (e agora assume seu lugar na liderança do partido).

Mnangagwa foi demitido por deslealdade e sua saída foi vista como uma estratégia para ascender a primeira-dama Grace Mugabe ao poder.

Mugabe e a esposa chegaram a ficar confinados em sua mansão de luxo, conhecida como "Blue Roof", por imposição dos militares. No sábado, um sobrinho do líder havia dito que ele estava "pronto para morrer pelo que é correto" e não tinha nenhuma intenção de deixar o poder.

Do G1
Tecnologia do Blogger.