Header Ads

Temer corta verbas da UFPB e HU é obrigado a suspender cirurgias

Segundo o superintendente do hospital, o governo federal tem reduzido as verbas destinadas ao HU

Cirurgias estão suspensas no Hospital Universitário (HU) Lauro Wanderley, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, por falta de materiais básicos para realizar os procedimentos. As denúncias foram feitas em redes sociais na internet e o superintendente em exercício do hospital, Ângelo Melo, confirma a situação. Segundo ele, o governo federal tem reduzido as verbas destinadas ao HU.

Hospital Universitário (Foto: Da Net)
WhatsApp de Fato a Fato 99365-1823

Segundo as denúncias, o HU carece de itens para anestesia e medicamentos para a realização das cirurgias. O superintendente do hospital confirmou o problema e justificou que houve atraso no repasse financeiro e a autorização da verba foi anunciada na última segunda-feira.

Contudo, só metade dos R$ 2,6 milhões foi liberada. Ele revelou que o adiamento de cirurgias por conta da falta de insumos básicos é uma situação recorrente no Hospital Universitário da Capital. “Não temos ‘gordura’ no orçamento para lidar com essas situações de atraso, mas com esse recurso a situação deve ser normalizada até a semana que vem. Já temos todos os processos e empenhos prontos, só faltava o dinheiro”, afirmou. Ele lembrou ainda que os pacientes que estavam com cirurgias agendadas para hoje e amanhã foram avisados por telefone.

Além disso, o superintendente Ângelo Melo explicou que o próximo passo é entrar em contato com os fornecedores. “Quando o fornecedor é daqui de João Pessoa ou de Recife, o produto chega logo”, afirmou, explicando que com os fornecedores localizados em cidades mais distantes há uma espera maior pela entrega.

Do PB Agora
Tecnologia do Blogger.