Header Ads

Ex-presidente peruano Alberto Fujimori recebe indulto humanitário

Junta médica atestou que ex-presidente, de 79 anos, sofre de uma doença progressiva, degenerativa e incurável. Partido de oposição afirma que libertação foi usada para convencer o filho dele, deputado Kenji Fujimori, a se abster em votação de impeachment do presidente

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, de 79 anos, recebeu neste domingo (24) um indulto humanitário, concedido pelo presidente Pedro Pablo Kuczynski.

Segundo o comunicado oficial emitido pela presidência, uma junta médica oficial atestou que Fujimori sofre de uma doença progressiva, degenerativa e incurável e que as condições carcerárias significam um grave risco à sua vida, saúde e integridade.

No sábado, o ex-presidente foi conduzido a uma clínica particular de Lima após sofrer uma taquicardia, acompanhado em uma ambulância por seu filho mais novo, o deputado Kenji Fujimori.

Fujimori na cama na prisão (Foto: G1)
O indulto humanitário para Alberto Fujimori foi o oferecimento que supostamente fez o governo de Kuczynski ao legislador Kenji Fujimori e outros nove congressistas para se absterem na última quinta-feira na votação pela destituição de Kuczynski, segundo sustenta o partido Força Popular, que tinha combinado votar a favor da medida.

Kenji usou seu perfil no Twitter para agradecer ao indulto em nome de sua família, em uma mensagem na qual chamou o gesto de "nobre e magnânimo". "Estamos eternamente agradecidos", escreveu ainda.

Quiero agradecer en nombre de la familia Fujimori al Presidente Pedro Pablo Kuczynski por el noble y magnánimo gesto de brindarle el indulto humanitario a mi padre @AlbertoFujimori. Estamos eternamente agradecidos con Ud. Presidente @ppkamigo. Dios lo ilumine.

— December 25, 2017

Alberto Fujimori, que governou o país entre 1990 e 2000, cumpria pena de 25 anos por crimes de corrupção e violação dos direitos humanos durante sua gestão, no combate à guerrilha Sendero Luminoso.

Em julho, ele já havia estado em uma clínica em uma internação de dez horas por arritmia cardíaca. Antes, em maio, ficou uma semana hospitalizado por uma cardiopatia.

Do G1
Tecnologia do Blogger.