Header Ads

Prefeita de Mamanguape faz balanço de um ano de gestão e entrega prêmios

Eunice disse que devido ao desmando que recebeu a gestão, resolveu iniciar seu trabalho cuidando das pessoas

Durante coletiva de imprensa, prefeita entrega prêmios a professores e alunos de Mamanguape (Foto: Codecom)
No final da manhã desta quarta-feira (27), a prefeita de Mamanguape, Maria Eunice Pessoa (PSB), fez uma prestação de contas do primeiro ano de sua gestão durante o último programa institucional de rádio de 2017, levado ao ar semanalmente pela Rádio Correio do Vale. O programa foi gerado direto do Passo Municipal e contou com as presenças de auxiliares da gestão, vereadores, professores e alunos de escolas da rede municipal.

Apresentado pelo assessor de imprensa Alexsandro Figueiredo, o programa teve formato diferente e contou com participações de radialistas da cidade e da região, a exemplo de Napoleão Soares (Blog Chico Soares), Felipe França (Portal PB Vale), Jota Alves (Portal25horas) e Willame Soares (Rádio Correio do Vale), entre outros profissionais de imprensa. A cada um foi dada a oportunidade de realizar pergunta a Eunice e isso possibilitou à gestora fazer um diagnóstico do primeiro ano de mandato.

“Nós, enquanto gestão, já estamos ampliando a Avenida Carneiro Batista, depois de um ano de praticamente um ano de negociações com a Energisa. O nosso projeto, preparado pela Secretaria de Planejamento, na pessoa do secretário Flávio Serafim, tem que retirar todos os postes de eletrificação do meio do canteiro e relocar para as laterais. Isso não é uma coisa simples, a Energisa cobra um valor elevado para fazer isso, mas negociamos e as obras já foram iniciadas. Vamos ter uma avenida com três faixas e isso vai facilitar o fluxo de veículos”, assegurou Eunice.

A prefeita, ainda sobre infraestrutura, assegurou que vai fazer a Praça da Matriz e a Praça da Bíblia, tudo com recursos próprios.

Eunice disse que devido ao desmando que recebeu a gestão, resolveu iniciar seu trabalho cuidando das pessoas, tratando de colocar em funcionamento as escolas municipais que se encontravam em péssimas condições e que o município teve prejuízos por conta do baixo rendimento escolar.

“Na minha cabeça, gestão é uma coisa que primeiramente você tem que cuidar das pessoas. Eu encontrei uma educação muito defasada, a gente teve um prejuízo grande, de mais de R$ 2 milhões que deixamos de receber do FUNDEB por conta do rendimento do ano anterior, que foi baixo, de reprovação e de evasão escolar. Se os meninos não aprendem, se os meninos saem da escola, no Ministério da Educação eles entendem que o município não precisa de dinheiro. Isso dificultou muito e agente teve de colocar para funcionar com recursos próprios. Pensei em restaurar as escolas, mas se eu tivesse feito uma por mês ainda não havia dado tempo, já que temos mais de trinta unidades escolares”, contou a gestora.

De acordo com Eunice, o fardamento escolar já está garantido para mais de cinco mil estudantes das escolas municipais e serão distribuídos mais de 7 mil fardamentos, visto que crianças em idade de creche precisam de mais de um conjunto de fardamento.

Sobre a saúde, a prefeita disse que vem mantendo em bom funcionamento os postos de saúde da família existentes em Mamanguape, que os medicamentos são assegurados a quem necessita e a farmácia básica está com todos os medicamentos que são de responsabilidade de o município garantir na pactuação feita pelo Ministério da Saúde.

A prefeita ainda avaliou que no próximo ano vai trabalhar com um orçamento aprovado na gestão atual, com planejamento feito pelos seus auxiliares e acredita que terá condições de realizar muito mais em benefício de Mamanguape. Eunice disse que enfrentou muitas dificuldades, mas garantiu que vai honrar o mandato de prefeita.

“Quando assumi teve até funcionário torcendo para que não conseguisse pagar os salários, imagine só. Pagamos o primeiro mês, pagamos o segundo, estamos mantendo em dia, pagamos décimo terceiro, terço de férias e vamos pagar ainda essa semana o mês dezembro. Eu quero ver é eu deixar de pagar um mês. Se não fizera, eu não tenho culpa, mas comigo o dinheiro do povo está dando para ser revertido em benefício do povo”, falou a prefeita.

Entrega de prêmios

Na ocasião do programa de rádio, a prefeita Maria Eunice fez a entrega de computadores e medalhas a professores e estudantes que participaram do concurso ‘Nossa história, nosso vídeo’, desenvolvido pela Secretaria de Educação. Três escolas, em diferentes categorias, foram as vencedoras do concurso.

A entrega se deu exatamente no dia e na hora em que o imperador Dom Pedro II chegou a Mamanguape com sua caravana, na Casa do Imperador. Nesta quarta-feira fez 158 anos da data histórica, o dia 27 de dezembro de 1859.

Clique AQUI e veja mais fotos da coletiva

Da Codecom/Prefeitura de Mamanguape
Tecnologia do Blogger.