Header Ads

Juiz manda apreender passaporte e proíbe Lula de sair do brasil

A decisão foi tomada um dia depois da decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre, que confirmou a condenação de Lula

Ex-presidente Lula (Foto: Da Net)
O juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal no Distrito Federal, determinou a apreensão do passaporte do ex-presidente Lula e o proibiu de sair do país.

A decisão foi tomada um dia depois da decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre, que confirmou a condenação de Lula no caso do triplex do Guarujá e aumentou sua pena para 12 anos e 1 mês de prisão.

A medida do magistrado, porém, atende a um pedido do Ministério Público Federal no DF como parte de um inquérito em que Lula é acusado de tráfico de influência na aquisição de caças suecos pelo governo federal, no âmbito da Operação Zelotes.

A ordem foi passada no início da noite desta quinta-feira 25 ao diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, que já comunicou o ministro da Justiça, Torquato Jardim, segundo informou a assessoria de imprensa da PF.

Lula tem uma viagem marcada para a Etiópia, na África, na madrugada desta sexta-feira 26, onde participaria de um encontro de líderes para debater a fome no mundo, a convite da União Africana, entidade que reúne 54 Estados.

O aviso sobre a viagem havia sido feito pela defesa de Lula ao TRF4 no dia 16 de janeiro. O retorno estava marcado para segunda-feira 29. A PF não informou quando o passaporte será apreendido.  

Do Brasil 247
Tecnologia do Blogger.