Header Ads

Neide de Teotônio palestra em Encontro de Mulheres Gestoras do Brejo, em Belém

A presidenta da CM de Guarabira falou sobre o papel da mulher na sociedade

Na quarta-feira, 24 de janeiro, aconteceu o Primeiro Encontro de Mulheres Gestoras do Brejo, na cidade de Belém, Agreste da Paraíba. A vereadora e presidenta da Câmara Municipal de Guarabira, Josineide Nicolau (Neide de Teotônio – PPS) foi uma das palestrantes do evento, destacando o papel da mulher na política, como mãe, dona de casa, entre outras atividades do cotidiano.

Neide de Teotônio profere palestra no Encontro das Mulheres Gestoras, em Belém (Foto: Patrícia Souza)
Atendendo ao convite da prefeita de Belém, Renata Christinne, a vereadora Michele Paulino (MDB) também se fez presente ao evento, representando a cidade de Guarabira e as mulheres guarabirense, juntamente com Neide de Teotônio. 

Várias mulheres gestoras da Região do Brejo, a exemplo da ex-prefeita da cidade de Sertãozinho Márcia Mousinho, a delegada de Policia Civil Mayra, a secretária de Políticas Públicas Para Mulheres do Estado da Paraíba Gilberta, que falou sobre a gestão de politicas publicas no enfrentamento da desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

Atualmente, as relações de trabalho têm sofrido um processo de precarização, comprometendo significativamente a participação e inserção das mulheres nos espaços de produção social e econômica. Apesar dos avanços conquistados no Brasil a mulher ainda continua em situação de desvantagem em relação ao homem. No mercado formal, as mulheres costumam inserirem-se nos chamados redutos femininos, menos valorizados, com salários mais baixos e condições precárias. Isso se dá especialmente devido à divisão sexual do trabalho que está fortemente ligada a aspectos comportamentais, sociais e culturais construídos sobre o papel da mulher na sociedade, na família e na manutenção da força de trabalho. Essa compreensão orienta-se na análise de processos históricos que estabeleceram uma valorização da maternidade e da capacidade gestacional feminina, prendendo a mulher neste papel.

Da Assessoria (Patrícia Souza)
Tecnologia do Blogger.