Header Ads

Presidente do Stiupb defende projeto para levar água até Santa Cruz: "um gesto humanitário"

Conforme destacou Wilton Maia, a água do São Francisco é de todos e para todos

Wilton Maia, presidente do Stiupb (Foto: Assessoria)
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba, Wilton Maia Velez, ao tomar conhecimento de ataques gratuitos e, com interesses políticos, que estão sendo feitos por alguns poucos contra o Projeto de Cooperação Técnica entre os Governos da Paraíba e Pernambuco, saiu em defesa da formalização desse acordo, por entender que as águas do Rio São Francisco não devem atender apenas a Paraíba, mas também outras cidades que passem pelo drama da falta d’água.

Conforme destacou Wilton Maia, a água do São Francisco é de todos e para todos: “As críticas são levianas, irresponsáveis e desumanas, partidas justamente, dos mesmos que eram contrários ao fim do racionamento. O Acordo visa beneficiar a população da cidade de Santa Cruz, em Pernambuco, que não tem um manancial para suprir as suas necessidades básicas diariamente”.

É importante destacar, frisou o presidente  do Stiupb, que o custo da Estação Elevatória ficará a cargo do Governo de Pernambuco; que os pernambucanos irão pagar pelo consumo e que as águas que chegam ao Açude Epitácio Pessoa (em Boqueirão) procedem de outros Estados.

O presidente do Stiupb lembrou que não haveria como levar água de outros locais da transposição para Santa Cruz, por causa da distância. “Existe um debate sem sentido sobre a Transposição do Velho Chico. As pessoas precisam entender que esse Projeto, que começou no Governo Lula, não foi feito para encher açude, mas sim para garantir o consumo humano”.

“Muitos têm memória curta, mas lembro que o então vereador Buchada, defendeu em 09.11.2015, trazer água de Pernambuco (do Rio Pajeú)para Campina Grande e ninguém nunca criticou o parlamentar. Não vi um críticas sobre o assunto à época”. Link da matéria do ex-vereador Buchada: https://paraibaonline.com.br/2015/11/vereador-sobre-crise-hidrica-a-populacao-nao-deve-acreditar-na-cagepa/

Wilton Maia lembrou que o direito a água é universal, está previsto em Lei. “A água que irá para Pernambuco vem do Rio São Francisco, já que Boqueirão, anteriormente, estava com cerca de 2 dois por cento. Tudo que está chegando em Boqueirão vem de outro Estado”.

A OBRA - O governador Ricardo Coutinho e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinaram nesta sexta-feira (12) a ordem de licitação para a construção da Estação de Tratamento de Barra de São Miguel. A adutora que sai do rio Paraíba, passa em Barra de São Miguel e vai até Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco.

A assinatura do termo de cooperação entre os Estados aconteceu na Praça Esmael Mahon, no Centro de Barra de São Miguel, na Paraíba.

Da Assessoria/Stiupb
Tecnologia do Blogger.