Header Ads

Lei de Camila Toscano inclui festas de Pe. Ibiapina no Calendário Turístico da PB

O padre José Antônio de Maria Ibiapina nasceu em Sobral, no Ceará, em 1806, e morreu em Santa Fé, na Paraíba, em 1883

Santuário de Padre Ibiapina, no Distrito de Santa Fé em Solânea (Foto: Da Net)
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) destacou, nesta segunda-feira (19), dia dos festejos em memória do Padre Ibiapina, a Lei 10.473 que inclui a data no Calendário Turístico da Paraíba. A festa é realizada no distrito de Santa Fé, localizado no município de Solânea.

A proposta apresentada na Assembleia Legislativa (ALPB) pela deputada Camila Toscano estabelece que a Associação Comunitária Padre Ibiapina de Santa Fé é autorizada a promover e desenvolver, em parceria com o Poder Público, atividades culturais e artísticas através das mostras das obras missionárias do padre.

De acordo com a Lei, também compete à Associação Comunitária, em parceria com o Poder Público, definir as lideranças para as finalidades do projeto, bem como, os responsáveis por cada etapa do processo, tanto na elaboração da agenda do evento, como a sua estrutura física, utilizando a área própria, equipamentos e auditórios já existentes.

Deputada Camila Toscano (Foto: Da Net)
A Diocese de Guarabira e a Direção do Santuário Padre Ibiapina prepararam uma programação especial em comemoração aos 135 Anos de morte do religioso. Entre as atividades estão missas, ofício, romaria, entre outras.

O Padre – O padre José Antônio de Maria Ibiapina nasceu em Sobral, no Ceará, em 1806, e morreu em Santa Fé, na Paraíba, em 1883. Foi advogado e juiz de direito. Depois de viúvo, percebendo que a justiça estava apenas a serviço dos grandes senhores da época, ele abandonou a sua carreira e ordenou-se padre. Ibiapina se atuou no sertão nordestino, criando toda uma infraestrutura que favorecesse a vida das comunidades mais carentes, construindo açudes, os primeiros hospitais da região e casas para acolher crianças abandonadas e pessoas idosas.

Assessoria de Imprensa
Tecnologia do Blogger.