Header Ads

Médico do HR de Guarabira treina pediatras na Guatemala

Dr. John Patrick McCracken encaminhou uma carta endereçada ao diretor do Hospital Regional de Guarabira

"Dr. Flávio" treinando pediatras (Foto: Assessoria)
O médico pediatra Flávio Melo, membro da Sociedade Brasileira de Pediátrica, funcionário do Hospital Regional de Guarabira, participou no final de janeiro passado, na condição de instrutor do Treinamento para o Estudo de Cohort Prospectivo da Infecção por Zika Durante a Gravidez e os Efeitos sobre a Saúde Materna e Infantil, na Guatemala.

O estudo desenvolvido na Guatemala é um braço da ação do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos – CDC – e mais uma atividade na área afetada pelo Zika vírus na América Latina. "Dr. Flávio" deu detalhes de como se deu sua ida ao evento.

“Como eu participei aqui no Brasil de um dos estudos do CDC, o Zodiac, e fui treinado em Atlanta-EUA para fazer uma análise da escala neurológica dos bebês e trenei colegas brasileiros, posteriormente a esse estudo, no final do ano passado, fui indicado pelo pessoal do CDC para ir à Guatemala e treinar enfermeiros e pediatras que vão avaliar os bebês com a mesma ferramenta, que são estudos que se interligam”, disse.

O médico reconheceu o apoio dado pela direção do Hospital Regional em incentivar sua participação nos estudos científicos.

“Foi realmente uma experiência muito enriquecedora. Fiquei muito feliz por estar representando o Hospital Regional de Guarabira e aproveito para agradecer a disponibilidade que Cleonaldo Freire sempre me deu para participar dessa parte científica e graça a Deus deu tudo certo”, concluiu.

Em agradecimento pela sessão do profissional e pesquisador das patologias ligados ao vírus da Zika, o pesquisador chefe das doenças infecciosas da Universidad del Valle de Guatemala, Dr. John Patrick McCracken, encaminhou uma carta endereçada ao Governo do Estado e à direção do Hospital Regional de Guarabira.

Diretor da unidade hospitalar, Cleonaldo Freire se disse honrado em ter a oportunidade de colaborar de alguma forma com estudos que visem combater a doença.

“Nós que fazemos o Hospital Regional nos orgulhamos em ter em nossos quadros um importante cientista como o Dr. Flávio Melo. Estamos, de certa forma, muito honrados em ceder um profissional desse quilate para um evento internacional, envolvendo países da América Latina e Estados Unidos da América”, comentou Freire.

Perfil

Flávio Augusto Lira Tavares de Melo é médico pediatra efetivo do Hospital Regional de Guarabira, especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, participa da Rede de Cardiologia Pediátrica (Paraíba-Pernambuco), instrutor de reanimação neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria e colaborador do Centro de Controle de Doenças (Atlanta-EUA).

Carta enviada à Cleonaldo Freire


Veja mais fotos






Do Portal25Horas com Fato a Fato
Tecnologia do Blogger.