Header Ads

OPINIÃO! Nonato Guedes escreve sobre rompimento entre RC e Lígia Feliciano

Rompimento entre Ricardo e Lígia por causa da sucessão está 'cristalizado'

Nonato Guedes (Foto: Da Net)
Fontes políticas confiáveis revelam que está “cristalizado” o rompimento político entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e sua vice, Lígia Feliciano (PDT), esposa do deputado federal Damião Feliciano, presidente do diretório estadual do partido.

Os sinais de distanciamento ganharam força com recentes declarações de Ricardo à imprensa, insinuando ausência de Lígia em eventos oficiais e atribuindo desimportância ao episódio. Em alguns setores ligados ao “clã “ Feliciano as declarações do governador foram consideradas até mesmo “machistas” e “deselegantes” para com a companheira de chapa da campanha de 2014.

O pano de fundo da divergência está relacionado com a sucessão ao governo do Estado nas eleições previstas para outubro. Lígia e o marido esperaram, em vão, um aceno qualquer do governador Ricardo Coutinho em apoio a uma virtual candidatura dela ao Palácio da Redenção, da mesma forma como aguardavam que Ricardo se desincompatibilizasse do cargo para disputar o Senado e, assim, facilitasse a investidura de Lígia para completar o mandato.

O governador, em termos de candidatura, adotou publicamente o nome do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, João Azevedo, que passou a ser orador frequente em solenidades públicas envolvendo entrega de obras, numa estratégia para massificar seu nome, já que ele nunca disputou mandatos políticos.

Filiado ao PSB, Azevedo teve ensaiado o seu pré-lançamento como candidato a prefeito de João Pessoa em 2016, mas a cúpula enfeixada por Ricardo acabou optando pela candidatura da professora Cida Ramos, que não chegou, sequer, ao segundo turno.

A estratégia do governador, de acordo com fontes que lhe são próximas, teria sido a de poupar João Azevedo de um desgaste na eleição municipal e prepara-lo para um desafio maior e mais importante para o projeto que Ricardo comanda – a manutenção do governo do Estado. Agindo de forma monocrática, sem consulta a outras lideranças representativas do seu esquema político, o governador tem sinalizado que pode permanecer no governo até o último dia para garantir a vigência do projeto administrativo em execução, evitando supostas ameaças ao cronograma por ele traçado.

Em uma oportunidade, pelo menos, Ricardo admitiu desincompatibilizar-se e disputar o Senado se isto fosse estrategicamente relevante para o projeto do PSB, partido que comanda. Mas tem sido recorrente a insinuação de Coutinho quanto à permanência até o último dia.

Esta decisão está sendo interpretada em algumas áreas políticas como falta de confiança do governador Ricardo Coutinho na atuação da vice Lígia Feliciano. O tom de menosprezo adotado nas mais recentes afirmações acentuou a sensação, no próprio “clã” Feliciano, de indisposição do governador para com o deputado Damião e sua mulher, a doutora Lígia, dando à relação entre eles um aspecto de hostilidade ou de desentendimento.

O deputado Damião Feliciano, desde o início do processo, ainda no ano passado, admitiu como natural o desejo de sua mulher de ascender ao governo do Estado e, se possível, disputa-lo nas urnas com o apoio de Ricardo. Deixou claro, porém, que o “clã” manteria lealdade política a Ricardo até o final da sua gestão.

Diante dos últimos acontecimentos, o quadro torna-se imprevisível, não se descartando, em certos setores, uma reação mais forte do grupo do PDT liderado pelo deputado Damião Feliciano.

Por Nonato Guedes (jornalista, editor do Blog Os Guedes)
Tecnologia do Blogger.