Header Ads

Pesquisador descobre faceta ‘demoníaca’ de peixe do Pacífico

Eumicrotremus orbis é conhecido por aparência fofa e cômica. Durante estudo sobre análise de anatomia de vertebrados, um exemplar foi tingido e colocado sob luz fluorescente

Peixe Eumicrotremus orbis é uma espécie muito pequena e esférica que gruda em rochas e algas (Foto: David Csepp/NOAA)
Mergulhadores costumam descrever o peixe Eumicrotremus orbis, presente em águas do Pacífico, como um bicho fofo, cômico, bizarro ou como uma bola de pingue-pongue com barbatanas. Trata-se de uma espécie muito pequena e esférica, que gruda em rochas e algas. Agora, um pesquisador americano descobriu uma nova faceta desse peixe: sua aparência “demoníaca”.

“Normalmente, é um peixe fofo. Mas com a coloração vermelha parece mais demoníaco”, diz ao G1 Leo Smith, pesquisador da vida marinha e professor associado de ecologia e evolução biológica na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos.

Smith chegou à aparência sinistra desse peixe ao estudar possíveis métodos para visualizar a anatomia dos vertebrados. A foto acima é resultado de um desses métodos, o uso de luz vermelha fluorescente.

Para registrá-la, Smith colocou um exemplar morto do Eumicrotremus orbis, apenas com seu esqueleto e cartilagem e tingido com um corante, em uma gelatina de glicerina. Ao acender uma luz fluorescente e colocá-lo em um microscópio, foi possível observar com clareza o esqueleto do peixe.

Os americanos apelidaram a espécie de “Pacific spiny lumpsucker”, algo como “peixe-caroço espinhoso do Pacífico”, em tradução livre para o português.

“Esse grupo de peixes é caracterizado por ter um grande disco de sucção na nadadeira pélvica, a ausência de osso nos dentes faríngeos inferiores e a presença de ossos tubérculos em seu corpo”, explica Smith.

O pesquisador diz que espera submeter o estudo sobre esse método à publicação científica da Sociedade Americana de Ictiologia e Herpetologia.

Do G1
Tecnologia do Blogger.