Header Ads

Conheça os principais pré-candidatos ao Governo da Paraíba já declarados

Pelo menos quatro políticos já anunciaram a intenção de disputar o Governo da Paraíba na eleição deste ano

Palácio da Redenção, sede oficial do Governo da Paraíba (Foto: Da Net)
Pelo menos quatro políticos já se declararam pré-candidatos ao cargo de governador da Paraíba. A eleição acontece no mês de outubro, mas os candidatos têm até o dia 15 de agosto para oficializar o registro da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (veja lista abaixo em ordem alfabética).

João Azevedo (PSB)

João Azevêdo é pré-candidato do PSB (Foto: G1PB)
João Azevedo (PSB) foi exonerado do cargo de secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba no dia 5 de abril para disputar o cargo de governador da Paraíba pelo PSB.

Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1988, foi secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de João Pessoa, secretário de Planejamento da Prefeitura de Bayeux (2004) e chefe de Gabinete da Sedurb (2005). No mesmo ano foi assessor da Seplan e assumiu a Secretaria de Habitação, em dezembro, como secretário adjunto.

José Maranhão (MDB)

Senador José Maranhão é pré-candidato ao Governo do Estado pelo MDB (Foto: G1PB)
José Maranhão (MDB) é o pré-candidato indicado pelo partido para disputar as eleições para o Governo da Paraíba. Embora o parlamentar se afirme pré candidato, ainda não houve anúncio oficial do partido até este sábado (21).

Maranhão foi eleito vice-governador em 1994, com Antônio Mariz. Com a morte do governador, ele assumiu o cargo principal do Estado e, em 1998 disputou a reeleição, ganhando a disputa com 81% dos votos válidos.

Em 2002, José Maranhão renunciou ao governo para sair candidato ao senado. Na disputa, foi eleito senador da Paraíba. Em 2009, assumiu novamente o governo da Paraíba, pois o candidato eleito, Cássio Cunha Lima (PSDB) foi cassado pelo TSE. Em 2014, José Maranhão disputou o senado pela segunda vez onde permanece até hoje.

Lucélio Cartaxo (PV)

Lucélio Cartaxo é pré-candidato pelo PV (Foto: G1PB)
A pré-candidatura de Lucélio Cartaxo (PV) foi confirmado na manhã deste sábado (21), durante a posse da nova diretoria estadual do partido. O ex-superintendente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), em João Pessoa, e ex-presidente da Companhia Docas, na Paraíba, assume a disputa com apoio do PSDB.

Lucélio é irmão gêmeo do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que, no início de março de 2018, anunciou que não deixaria a prefeitura da capital para se candidatar ao governo. Lucélio Cartaxo (PT) foi candidato a senador na eleição de 2014, obteve quase 522 mil votos, mas não foi eleito.

Tárcio Teixeira (PSOL)

Tárcio Teixeira é pré-candidato pelo PSOL (Foto: G1PB)
Tárcio Teixeira (PSOL) também é pré-candidato ao governo do Estado nas eleições 2018. O assistente social foi o primeiro a lançar seu nome para a pré-candidatura. Em 2014, Tárcio também se candidatou ao governo da Paraíba, mas obteve 0,43% dos votos no primeiro turno. Tárcio Teixeira é assistente social e presidente do PSOL na Paraíba.

Do G1PB
Tecnologia do Blogger.