Header Ads

Professor realiza aula de campo no comércio de GBA usando número racionais

Jorge Lucena é professor do Centro Educacional Dom Helder Câmara, em Guarabira

Professor Jorge Lucena (Foto: Fato@Fato)
O professor Jorge Lucena dos Santos está apresentando para a sociedade em geral uma experiência interessante. O educador, que leciona no Centro Educional Dom Helder Câmara (CEDHC) em Guarabira, reuniu uma turma de alunos do 7º C, foi até a feira livre e a alguns supermercados guarabirense, utilizando seu método relacionando os números decimais com os valores financeiras.

A experiência, de tão importante, foi publicada no site Brasil Escola e no Blog de editorias de variedades do próprio professor, o Infornatus.

Objetivos

O objetivo dessa atividade é, através de uma aula de campo, mostrar de forma concreta e real, a relação entre os números racionais na forma decimal e os valores financeiros em (R$) entre as grandezas, além de outras que poderão ser identificadas na atividade como valores em (Kg). A relação entre os números reais, na forma decimal e os preços dos produtos, será uma das comprovações concretas, relacionadas com a importância da matemática para a sobrevivência comercial. Essa atividade poderá ser cumprida individualmente ou em equipe, caberá ao professor decidir de acordo com a vontade e espontaneidade da turma.

Conteúdos Curriculares

Os conteúdos abordados serão: Números Racionais (Q) e suas propriedades, noção de valor financeiro e suas características, as quatro operações fundamentais e noção de descontos e acréscimos em porcentagem.

Metodologia

Após a explanação do assunto Números Racionais e suas propriedades, explanar uma ou mais aulas se necessário for sobre a atividade que deverá ser cumprida pelos alunos.

Características da Atividade 

Alunos do CEDHC em atividade no supermercado (Professor Jorge)
Essa atividade será um questionário, onde os alunos terão que coletar dados no campo onde será efetuada a pesquisa, e de posse do mesmo efetuar os cálculos necessários para responder o questionário, não será permitido o uso de equipamentos tecnológicos como calculadora. apenas lápis e papel a disposição.  Inicialmente o professor deve informar aos alunos que se trata de uma simples atividade de campo, deixando transparecer para os mesmos que não valerá nota, mas que será apenas uma atividade diferenciada, com isso poderá afastar o desejo de utilizar à calculadora ou outro meio que seja de forma obscura.

Local da Atividade

O local poderá de inicio ser em qualquer supermercado ou feira livre que ofereça as devidas condições de pesquisa e segurança. No entanto fica a critério do professor escolher outro lugar ou situação que forneçam as devidas condições.

ATIVIDADE DE CAMPO SOBRE NÚMEROS RACIONAIS

1º Produto a ser pesquisado: 1kg de Feijão Carioquinha tipo 1

Valor em R$ do 1ºProduto:

2º Produto a ser pesquisado: 1kg de Carne bovina ( coxão Mole)

Valor em R$ do 2ºProduto:

3º Produto a ser pesquisado: 1kg de Arroz ( Tipo 1)

Valor em R$ do 3ºProduto:

4º Produto a ser pesquisado: 1 Pacote de Macarrão 500g

Valor em R$ do 4ºProduto:

Quanto pagaremos pela metade do dobro do valor do 2º Produto?
Quanto devemos pagar pela compra dos quatro produtos se nós tivermos um desconto de R$22,50
De quanto por cento aproximadamente é esse desconto referente à compra anterior?
Quanto pagarei por 650g do 2º produto?
Quantos gramas do 2º produto poderemos comprar com R$ 8,50?
Quanto pagarei pela compra de  4 pacotes do 1º Produto mais 1/2kg do 2º Produto mais 7 pacotes do 3º Produto mais 3 do 4º Produto?
Quanto pagaremos pela compra anterior se pelo fato dela ser á vista tivermos um desconto de 5%?
Quanto em R$ vale o desconto anterior, ou seja, os 5%?
Qual a sua opinião referente à ligação do assunto “Números racionais” e a sua utilização no Comércio?
O que você achou dessa atividade? Dê sua opinião!

Clique AQUI e acesse link relacionado a experiência

Da Redação/Fato a Fato com Jorge Lucena
Em, 10 de julho de 2018
Tecnologia do Blogger.