Header Ads

MPPB denuncia dirigentes de Botafogo-PB e Campinense

Eles foram enquadrados no crime de organização criminosa e a pena pode ser a prisão de três a oito anos e pagamento de multa

Agentes do Gaeco na FPF (Foto: Portal Correio)
Após 5 meses do início da Operação Cartola, que investiga fraudes no futebol paraibano, o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), denunciou e pediu o afastamento dos dirigentes do Botafogo-PB e Campinense.

Segundo o Ministério Público, eles estavam envolvidos no esquema de manipulação de resultados, que foi desbaratado após o término do Campeonato Paraibano deste ano. Eles foram enquadrados no crime de organização criminosa e a pena pode ser a prisão de três a oito anos e pagamento de multa.

Pelo lado do Botafogo-PB, os denunciados foram José Freire da Costa (Zezinho Botafogo); Breno Morais Almeida; Guilherme Carvalho do Nascimento (Novinho); Francisco de Sales Pinto Neto; Alexandre Cavalcanti Andrade de Araujo e Alex Fabiano dos Santos. Já da parte que envolve o Campinense Clube, os dirigentes denunciados foram José William Simões Nilo; Danilo Ramos da Silva e Francisco Carlos do Nascimento.

Os dirigentes foram denunciados por fraudes nos sorteios de árbitros para os jogos de seus respectivos clubes e por fraudes na arbitragem de jogos de futebol com o objetivo de beneficiar algumas equipes que disputavam o Campeonato Paraibano.

As condutas dos denunciados se enquadram no artigo 2º da Lei 12.850/3 que prevê a promoção, constituição, financiamento ou integração, pessoalmente ou por interposta pessoa, de organização criminosa. A pena para o delito pode ser de três a oito anos de prisão e multa, sem prejuízo das penas correspondentes às demais infrações penais praticadas.

Além das punições criminais, o Ministério Público requisitou o afastamento dos denunciados de suas respectivas entidades desportivas.

Sousa e Treze

Os processos envolvendo o Sousa e o Treze tiveram pedido de arquivamento protocolado, pois não foram encontradas provas, mas apenas evidências das práticas criminosas envolvendo dirigentes das duas equipes.

Do Portal Correio
Em 05.09.18, às 12h31
Tecnologia do Blogger.