Header Ads

Paraíba não atinge índice de leitos de UTI no SUS, diz levantamento do CFM

Ao todo, contando com os leitos da rede privada, apenas 532 municípios brasileiros possuem leitos de UTI

PB não atinge índice (Foto: Da Net)
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nesta quarta-feira (12) um levantamento sobre o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Brasil. Segundo os dados coletados, menos de 10% dos municípios brasileiros oferecem este tipo de leito pelo Sistema Único de Saúde: 466 de 5.570 municípios.

Ao todo, contando com os leitos da rede privada, apenas 532 municípios brasileiros possuem leitos de UTI.

Atualmente, o Brasil possui 44.673 mil leitos de UTI, segundo o Ministério da Saúde, um aumento de 41, 6% em dez anos.
Para o CFM, o aumento é insuficiente porque acredita que há também um aumento de demanda.

“A infraestrutura de saúde do país precisa acompanhar, na velocidade e em proporção, as necessidades da população. Só as internações pelas chamadas causas externas – acidentes e violências – aumentaram cerca de 25% nos últimos oito anos, sendo que os acidentes de trânsito aumentaram 30% neste mesmo período”, disse em nota o coordenador da Câmara Técnica de Medicina Intensiva do CFM, Hermann von Tiesenhausen.

Em 2002, o Ministério da Saúde definiu parâmetros mínimos a serem considerados na distribuição de leitos pelo Brasil para o bom atendimento da população. A norma, que foi revogada em 2015, preconizava que deveriam existir de 2,5 a 3 leitos hospitalares para cada grupo de 10 mil habitantes e que a oferta de leitos de UTI deveria ficar entre 4% e 10% do total de leitos hospitalares.

Segundo o CFM, para o estudo foi considerado como proporção ideal o que aponta a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB): de 1 a 3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes.

Em 2018, 17 unidades federais estão abaixo deste índice quando o assunto é a oferta de leitos de UTI pelo SUS. São eles: Paraíba, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Do Paraíba Rádio Blog
Em 14.09.18, às 10h47
Tecnologia do Blogger.