Header Ads

Apoio do Grupo Paulino faz Haddad ampliar vantagem sobre Bolsonaro em Guarabira

Candidato do PT saiu de 37,04% (primeiro turno) para quase 58% na segunda parte da campanha presidencial

Deputado Raniery, ex-governador Roberto Paulino, ex-prefeita Fátima e a presidenta do MDB de Guarabira, Roberta Paulino (Foto: Da Net)
Em Guarabira, maior cidade do Agreste da Paraíba, o candidato a presidente do PT, Fernando Haddad, venceu Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno. No entanto, com apoio declarado do Grupo Paulino ao petista, a vantagem foi ampliada no segundo turno, inclusive com uma grande maioria de votos.

No primeiro turno, sem o apoio do Grupo Paulino (leia-se Fátima, Raniery e Roberto Paulino), Haddad obteve em Guarabira 37,04% contra 36,98% do candidato do PSL. Já na segunda etapa da campanha presidencial, o candidato petista venceu, folgadamente, Bolsonaro com 57,94% dos votos válidos.  O postulante adversário ao PT obteve 42,06%.

Percentuais da vitória de Fernando Haddad no primeiro turno em Guarabira (Foto: G1)
O candidato do PSL foi apoiado em Guarabira pela deputada  Camila e por seu pai, o prefeito Zenóbio Toscano, ambos do PSDB. Fernando Haddad, neste segundo turno, teve o apoio da ex-prefeita Fátima, do deputado Raniery e do ex-governador Roberto Paulino que, como candidato a senador no primeiro turno, obteve do eleitorado guarabirense quase 15 mil votos, sendo o mais votado entre todos os outros postulantes, inclusive o governador eleito da Paraíba João Azevêdo (12 mil votos).

Haddad, mesmo apoiado no primeiro turno pelo governador Ricardo Coutinho e seu grupo político em Guarabira, não passou de um empate técnico com Jair Bolsonaro (37,04% contra 36,98%). Os números mostram que sozinho, o PSB local não conseguiu transferir votos para o candidato do PT  e que lhe desse uma ampla maioria.

COM APOIO DO GRUPO PAULINO - Gráfico mostra vitória folgada de Haddad sobre Jair Bolsonaro no segundo turno em Guarabira (Foto: G1)
Nesse caso, o apoio do Grupo Paulino foi decisivo para Haddad ampliar, de 37% para quase 58%, a vantagem sobre Bolsonaro em Guarabira. Quem também trabalhou muito para a maiúscula vitória do petista em solo guarabirense foi o pessoal do Partido dos Trabalhadores local.

O Grupo Paulino, além de Fátima, Raniery e Roberto Paulino, tem como integrantes a advogada Roberta Paulino (presidenta do MDB de Guarabira),  os vereadores Zé Ismai, Michel do Empenho, Saulo de Biu, Wilsinho e Michele Paulino, ex-prefeitos, suplentes de vereadores, lideranças comunitárias, empresários e profissionais liberais. 

Da Redação/Fato a Fato
Em 29.10.18, às 01h35  
Tecnologia do Blogger.