Header Ads

Atlético-PR vence Júnior nos pênaltis e é campeão da Sul-Americana

Furacão sofreu com empate em 1 a 1 no tempo normal, mas celebrou seu primeiro título continental

Furacão sofreu com empate em 1 a 1 no tempo normal, mas celebrou seu primeiro título continental (Foto: Nelson Almeida / AFP / CP)
Foi com sofrimento, mas o Atlético-PR conquistou, já na madrugada desta quinta-feira, em Curitiba, o título da Copa Sul-Americana. Os times repetiram empate em 1 a 1 no tempo normal e o Júnior de Barranquilla ainda perdeu um pênalti na prorrogação. Nas cobranças definitivas, os colombianos desperdiçaram outras duas penalidades e abriram caminho para o primeiro título continental dos paranaenses.

Os dois times empataram em 1 a 1 no primeiro jogo, em Barranquilla, no dia 5. Sem vantagem para nenhum dos dois times, o Furacão começou a decisão com muita pressão. E foi dono das ações na etapa inicial, empurrado pelos 40.263 torcedores que bateram o recorde da nova Arena. Após pressionar muito, o rubro-negro abriu o escore aos 26 minutos da etapa inicial.

Após erro de passe da defesa do Barranquilla, Raphael Veiga lançou para Pablo na área, que dominou, e tocou na saída do goleiro Viera. Depois disso, o Furacão apertou a marcação no meio de campo, explorou os contra-ataques e segurava o Junior Barranquilla.

Na fase final o panorama mudou, com a equipe colombiana pressionando muito em busca do empate. Aos 11 minutos, após uma cobrança de escanteio da esquerda, o zagueiro Jefferson Gómez desviou de cabeça para o meio da área e o atacante Teo Gutierrez cabeceou fora do alcance do goleiro Santos para empatar.

O jogo arrastou-se até o final e provocou a prorrogação. Aos 3 da fase final, o goleiro Santos derrubou Yony González na área. Pênalti que o meia Barrera chutou para fora.

Vieram as cobranças de penalidades para definir o campeão. O Junior voltou a pecar no fundamento, desperdiçando uma cobrança com uma bola colocada na trave e outra, que foi isolada por cima. O Furacão também perdeu um, que poderia ser do título, mas a taça veio na cobrança feita por Thiago Heleno, decretando a vitória de 4 a 3 nos pênaltis.

O campeão da Sul-Americana enfrentará o River Plate, em fevereiro, para decidir a Recopa. Além do título, a premiação é de R$ 25 milhões e garantia de uma disputa contra o melhor time da América Latina.

Do Correio do Povo
Em 13.12.18, às 11h07
Tecnologia do Blogger.