Header Ads

AUMENTO DA MORTALIDADE INFANTIL- RC não cumpre promessa e 60% de partos são feitos em CG e JP; Veja vídeo

Dos 223 municípios paraibanos, 116 não realizam este procedimento e a grande maioria das mulheres do interior do Estado são encaminhadas para o IESA

Por falta de maternidades, CRM constante aumento da mortalidade infantil na PB (Foto: Blog de Helder Moura)
O mandato do governador Ricardo Coutinho está nos estertores finais e ele não cumpriu várias das promessas de 2010, quando foi candidato pela primeira vez. A mais famosa delas foi acabar com a violência na Paraíba em seis meses. O que se foi inteiramente o contrário: a violência só aumentou. Mas, pouca gente lembra que ele também prometeu implantar uma maternidade em cada cidade do Estado…

Era, segundo dizia, para que as mulheres pudessem ter seus filhos em seus próprios municípios. E, também não cumpriu. Detalhe: um recente estudo realizado pelo CRM (Conselho Regional de Medicina), cerca de 60% dos partos realizados na Paraíba são feitos nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, precisamente por… falta de maternidades nos municípios do interior.

Dos 223 municípios paraibanos, 116 não realizam este procedimento e a grande maioria das mulheres do interior do Estado são encaminhadas para o IESA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), em Campina Grande, ainda segundo dados do CRM, articulados obstetra Antônio Henriques, pelo vice-presidente do conselho.

Mortalidade infantil aumentou 60% no interior por falta de maternidades prometidos pelo Governo (Foto: Blog de Helder Moura)
Aponta médico: “Esta concentração de maternidades e profissionais nas duas maiores cidades do Estado causa superlotação e problemas graves na assistência às mães e seus bebês.” De acordo com o “Observatório da Criança”, publicado pela Fundação Abrinq, em abril deste ano, a Paraíba é o terceiro estado do Brasil com o maior número de mortes de mães: a cada 100 mil partos de nascidos vivos, há 87,4 óbitos. O estado está distante da meta de 35 óbitos estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). (mais em https://goo.gl/3Xa8dE)

CONFIRA VÍDEO COM A PROMESSA (a partir do momento 1:52)…


Do Blog de Helder Moura
Em 17.12,18, às 18h51
Tecnologia do Blogger.