Header Ads

Guarabirense é submetido a autotransplante de medula óssea em Natal-RN

O tratamento, que retira células sadias da medula do paciente e, após uma alta dose de quimioterapia, as reimplanta na própria pessoa, é muito eficaz no combate ao câncer

"Toinho Fiscal" passou por cirurgia em hospital da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte (Foto: Facebook)
O funcionário público da Prefeitura de Guarabira, Antônio Carlos Beserra, diagnosticado com câncer linfático, fez o autotransplante de células tronco retiradas da medula óssea na noite desta terça-feira (23), no hospital Rio Grande, em Natal-RN. A informação foi confirmada pelo próprio Antônio Carlos em postagem numa rede social.

“Ontem à noite, às 22h10min, foi concluído meu transplante graças a Deus. Até aqui tudo perfeito. Com fé em Deus, a minha esposa, os amigos e amigas que estão orando por mim, vou sair vencedor nesta batalha. Fiquem todos com Deus. Daqui a 30 dias estarei de volta”, escreveu, comemorando o sucesso do procedimento.

O tratamento, que retira células sadias da medula do paciente e, após uma alta dose de quimioterapia, as reimplanta na própria pessoa, é muito eficaz no combate ao câncer. Quem passou pelo mesmo procedimento foi conhecido ator Global Reynaldo Gianecchini, que conseguiu se curar da doença.

Segundo uma fonte médica, pacientes que se submetem ao transplante autólogo de medula óssea tem que permanecer em isolamento por quinze dias. Nestes casos, o paciente fica com imunidade zero e precisa ser preservado até que sua medula volte a funcionar, o que leva cerca de dez dias.

Antônio, diagnosticado com um câncer linfático, no começo do ano passado, passou por uma série de exames e cuidados até estar apto a fazer o autotransplante de medula óssa.

Após colher células troncos e descobrir que elas estavam prontas para o autotransplante, o guarabirense aguardou mais 21 dias para voltar ao hospital e realizar o procedimento cirúrgico.

À reportagem do Portal25horas, quando estava no hospital para colher a medula, no dia 19 de março último, Antônio já estava na expectativa para o autotransplante. “Estou neste momento colhendo a medula junto com as células tronco. Quinta-feira vou pra Guarabira esperar de 15 a 21 dias para fazer o transplante. Se Deus quiser vai dar tudo”, disse na oportunidade.

Do Portal25Horas
Publicada por F@F em 25.04.19, às 00h10

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.