OAB, Subseção Guarabira, emite nota e se diz contrária ao fechamento de comarcas
As comarcas que, possivelmente, serão fechadas pelo TJPB na região são as de Araçagi, Serraria, Arara, Cacimba de Dentro, Caiçara e Mari
NOTA
![]() |
Sede da OAB, Subseção Guarabira (Imagem: Da Net) |
A OAB Subseção Guarabira, através da sua Diretoria, diante das notícias divulgadas recentemente nos meios de comunicação sobre a possibilidade de fechamento, por parte do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, das Comarcas de Araçagi, Serraria, Arara , Cacimba de Dentro , Caiçara e Mari , todas estas comarcas vinculadas à esta Subseção, manifestar-se nos seguintes termos.
A OAB Subseção Guarabira, sempre na defesa da sociedade e na garantia do acesso à Justiça por parte da população, se manifesta de maneira contrária ao fechamento das mencionadas comarcas.
Tal fechamento implicará em sérios e irreversíveis danos à população, que com o remanejamento ficarão obrigadas a se deslocar para outras cidades , implicando em custo elevado ao jurisdicionado que, na maior parte das vezes, é beneficiário da gratuidade judicial.
![]() |
Advogado Antonio Teotônio, presidente da OAB-GBA (Foto: Da Net) |
Compreendemos o momento de crise financeira que passa o País e consequentemente as instituições. No entanto, salvaguardar Direitos Fundamentais , como o Acesso à Justiça , se faz ainda mais necessário nesse contexto. A presença do Poder Judiciário nestas cidades significa proteção à cidadania e possibilidade do Jurisdicionado se ver atendido em suas demandas mais básicas, com celeridade, presteza e menor custo.
Guarabira – PB, 27 de abril de 2017.
ANTÔNIO TEOTÔNIO DE ASSUNÇÃO
Presidente da OAB Subseção Guarabira - PB
Da Redação/Fato a Fato com Assessoria
Deixe seu comentário