Header Ads

Em novo artigo, Ikeda critica Zenóbio por "descaso" com lagradouros públicos

Guarabira, 130 anos: Descaso da gestão de ZT com praça e 'fonte luminosa'

Praça do Novo Milênio (Foto: Ikeda)
Eis a Praça Cristo Redentor - próxima da famosa Praça do Novo Milênio, ambas no Bairro Novo, em Guarabira (PB). É lá que acontece a tradicional Cantata de Natal da I Igreja Evangélica Congregacional de Guarabira, evento anual que entrou para o calendário turístico da Paraíba por meio de um projeto da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), filha do atual prefeito Zenóbio Toscano.

Considerando que o evento foi incluído no calendário turístico da PB, e também da cidade de Guarabira – através de projeto aprovado pelo legislativo municipal -, a “gestão do futuro” deveria revitalizar aquela praça – que foi construída na gestão da ex-prefeita e atual primeira-dama Lea Toscano. O blog já fez essa sugestão em artigo, mas até agora o descaso continua e a praça permanece assim: sem “brilho”, quase abandonada.

A praça CR é repleta de escadas e pinheiros, com um monumento no alto. Em artigos publicados no Caderno de Matérias em 2014 e 2015, eu sugeri uma iluminação personalizada, um trabalho de jardinagem e um mosaico com ilustrações artísticas nas ‘paredes’ da pracinha, por exemplo - semelhante ao dos viadutos da capital João Pessoa. Isso valorizaria o local e atrairia visitantes. 

Devido à iluminação precária, o local está sendo pouco explorado. Mesmo assim, é bastante agradável e uma opção para realização de eventos. Portanto, fica a dica mais uma vez, já que a “gestão do futuro” começou a trabalhar, talvez, por se tratar de um ano pré-eleitoral tendo em vista que a então deputada Camila é pré-candidata em 2018.

Para a realização da cantata da IIECG, no entanto, eu soube que o prefeito ZT procurou os organizadores do evento e ofereceu, através da Prefeitura de Guarabira, um apoio logístico. Nada mais justo, prefeito Zenóbio! Oxalá fosse sempre assim.

Este ano a cantata acontece dia 25 de dezembro, às 19h30.

...outra coisa que merece registro: este ano, diferentemente dos anos anteriores, a PMG investiu em uma linda ornamentação natalina no centro da cidade. Poderia ser melhor, observo – tendo todo centro de Guarabira ornamentado, porém apenas um ponto central recebeu iluminação específica, como você pode ver na imagem ao lado - que fora editada.

Ikeda, autor do artigo (Foto: Da Net)
O ‘presépio de natal’ tem atraído muitas pessoas, que têm feito fotos e compartilhado nas redes sociais. A ornamentação, inclusive, foi destaque como assunto durante o programa institucional de rádio do prefeito Zenóbio, pela 92 FM.

Em uma das entradas da cidade, também há uma pequena ornamentação - entre o painel artístico e a 'fonte luminosa' que, pelo total descaso por parte do poder público municipal, continua desativada e abandonada: acredito que por se tratar de uma obra da gestão anterior. Que política pequena, prefeito! 

...e os vereadores, principalmente da base aliada, pelo que se percebe, concordam com esse descaso da gestão com a praça Cristo Redentor e a fonte, que também não deixa de ser um patrimônio do município. 

"O trabalho chegou!" #SQN

Perguntar não ofende: por que o prefeito Zenóbio Toscano não investiu em ornamentação natalina nos anos anteriores, como fez este ano?

Por Joseilton Gomes - Ikeda (jornalista, editor do Caderno de Matérias)
Tecnologia do Blogger.