Receita apreende mais de 200 mil óculos irregulares em loja de JP

Alvo da ‘Operação Iris II’ foi uma loja que fica na Rua Duque de Caxias, no Centro de João Pessoa

Material apreendido pela Receita Federal (Foto: Da Net)
Uma operação da Receita Federal apreendeu, na manhã desta terça-feira (8), cerca de 200 mil óculos importados irregularmente e 2 mil caixas de som portáteis que imitam uma famosa marca. O alvo da ‘Operação Iris II’ foi uma loja que fica na Rua Duque de Caxias, no Centro de João Pessoa.

Conforme a Receita Federal, a operação combate o contrabando e descaminho de mercadorias importadas irregularmente e que estão à venda em João Pessoa.

A loja investigada já vinha sendo monitorado por suspeita de venda de mercadorias importadas sem o pagamento dos tributos devidos. Algumas das mercadorias também apresentaram indícios de falsificação enquadrando-se no crime de contrabando.

Na loja, foram encontrados milhares de adesivos contendo o logotipo da marca que estava sendo falsificada. Os adesivos seriam colados nos produtos, induzindo os consumidores a comprarem uma mercadoria ilegítima. Os valores dos produtos superam os R$ 3 milhões.

“Um dos focos da ação é combater a concorrência desleal entre os comerciantes que estão em situação legal – que pagam seus tributos em dia -, e os vendedores de mercadorias irregulares, que aumentam de forma exorbitante seu lucro às custas de impostos sonegados, trazendo prejuízo para a sociedade como um todo”, afirmou o Delegado da Receita Federal do Brasil em João Pessoa, auditor-fiscal Marialvo Laureano dos Santos Filho.

Ainda segundo a Receita, os proprietários da loja vão poder apresentar defesa através de documentação para que comprovem a origem das mercadorias. Caso a origem não seja comprovada, eles sofreram representação fiscal para fins penais, tendo que responder junto à Justiça Federal pelo crime de descaminho, cuja pena pode ir de 1 a 4 anos de reclusão.

Do Portal Correio

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.