Header Ads

Denunciada ‘superlotação’ em ônibus universitário pago pela PMG; Vereador diz que é "politicagem"

Conforme a denúncia do universitário Jean Targino, ‘mais de 20 pessoas em pé, sem segurança e conforto’

Lotação denunciada pelo estudante Jean Targino (Foto: Da Net)
O estudante Jean Targino, que faz Enfermagem pela Santa Emília de Rodat, em João Pessoa (PB), postou em seu perfil no Facebook sobre a "superlotação" de um ônibus que faz transporte universitário bancado pela Prefeitura de Guarabira. Conforme o estudante, em sua postagem, a intenção não é criticar a gestão do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB), mas chamar a atenção para as condições de transporte: com mais de 20 passageiros em pé, sem segurança e conforto. 

O estudante destaca ainda que ninguém está pedindo favor e que o transporte universitário não é bancado pelo dono da empresa e nem pelo prefeito da cidade, mas é dinheiro público.

Confira o post na íntegra:



Em resposta ao que o acadêmico postou na rede social, outros estudantes também comentaram a situação. Um deles, o estudante Giovani Soares, fala da humilhação sofrida em uma ocasião. Outro estudante comenta que já houve até ameaça por parte do motorista contratado pela prefeitura – especificamente o que fez o transporte dessa turma - e chama a atenção do secretário de Educação do município Raimundo Macedo, e do Ministério Público.


O espaço no blog está garantido para os responsáveis pelo transporte universitário, para uma explicação; bem como para o motorista em questão, cujo nome não foi citado.

***

A editoria do blog entende que o transporte deve ser feito com respeito aos estudantes e com a devida responsabilidade por parte dos motoristas, tendo em vista que, como contratados pela PMG, estão sendo pagos com dinheiro público para prestar o serviço, que tem sido bastante relevante.

Da mesma forma, estudantes deve evitar ‘baderna’ nos ônibus durante a viagem, o que também, geralmente, acontece conforme informações de alguns acadêmicos – isso, realmente, causa estresse, sobretudo em quem conduz o veículo. Essa observação, no entanto, serve para todos.

Vereador governista reconhece transtorno, procura o secretário de Educação, mas diz que denúncia é "politicagem"


Após repercussão nas redes sociais e aqui no blog, sobre a “superlotação” de um dos ônibus que transporta estudantes universitários para a capital João Pessoa (PB), o vereador Leonardo Macena, aliado do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB), tomou ciência da situação. Ao se envolver em um ‘debate virtual’ com internautas através do Facebook , o parlamentar tentou classificar a denúncia feita pelo estudante Jean Targino como “politicagem”, mas, perdeu o ‘debate’ para outros acadêmicos, reconhecendo e considerando a denúncia procedente.

Em seu perfil na rede social, o vereador Léo Macena postou que, mesmo em recesso da Câmara, ele procurou o secretário de Educação de Guarabira, Raimundo Macedo, para buscar uma solução. “Para solucionar o problema, o secretário enviará uma van de suporte para atender a necessidade”, garantiu o parlamentar. 

Confira:

Vereador Leonardo Macena com o secretário Raimundo Macedo que prometeu resolver o problema (Foto: Da Net)
O transporte universitário foi ampliado pela gestão do prefeito Zenóbio Toscano. Atualmente o programa bancado pela Prefeitura de Guarabira garante transporte para estudantes de várias instituições universitárias na capital e cidades da região.

Do Caderno de Matéria com Fato a Fato
Tecnologia do Blogger.