Header Ads

TRE inicia preparação de 11 mil urnas na PB

Das onze mil urnas, quase dez mil serão usadas nas sessões

Sede do TRE-PB (Foto: Da Net)
Começou nesta segunda-feira (24) a preparação das urnas eletrônicas no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TER-PB). Ao todo, 11 mil urnas eletrônicas vão estar preparadas até a próxima sexta-feira (28).

Ao todo, são cinco Núcleos de Voto Informatizado (NVI) na Paraíba. O processo começou hoje nas cidades de João Pessoa, Cajazeiras e Patos. Nesta terça-feira (25), a preparação vai acontecer nas cidades de Pombal e Campina Grande.

De acordo com a juiza presidente da Comissão responsável pela preparação das Urnas Eletrônicas, Michelini Jatobá, foi iniciada a inserção de dados e fotos dos candidatos e informações dos eleitores, que já devem ficar prontas para as eleições.

Até as eleições de 7 de outubro, as urnas vão ficar armazenadas nos NVI’s e vigiadas 24h pela Polícia Militar. Elas só serão distribuídas um dia antes de serem instaladas na zonas eleitorais. “Isso garante a lisura e segurança do processo aos eleitores”, afirmou ao Portal MaisPB o secretário de Tecnologia da Informação, José Cassimiro Júnior.

Das onze mil urnas, quase dez mil serão usadas nas sessões. Outras 1.654 serão de contingência, em caso de problema nas urnas da sessão. De acordo com o coordenador do TRE, George Leite, a quantidade de urnas de contingência vai ser suficiente em caso de substituição nas sessões.

Apesar de convocados, representantes dos partidos políticos não participaram da abertura do processo. Segundo Michelini Jatobá, a ausência dos fiscais mostra confiança no trabalho da Justiça Eleitoral. Já José Cassimiro cobrou a presença deles. “É importante que eles apareçam, que eles fiscalizem, se façam presentes. O processo é de interesse de todos”, frisou.

Do MaisPB
Em 25.09.18, às 00h09
Tecnologia do Blogger.