Header Ads

INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE! Presidente da OAB GBA diz que dever foi cumprido; Leia íntegra de discurso

"Dr. Teotônio" deixa o cargo de presidente e passa comando da Subseção local ao advogado Alberto Evaristo

Advogado Antonio Teotônio discursa durante a inauguração da nova sede da OAB Guarabira (Foto: OAB GBA)
Em discurso emocionado e escrito do próprio punho, o advogado Antonio Teotônio disse que o dever foi cumprido, sobretudo no período de seis anos que esteve a frente da Presidência da Subseção da OAB Guarabira. "Agora deixo a presidência desta Instituição, saio com a sensação do dever cumprido, na certeza de que me doei ao máximo para honrar os compromissos assumidos e referendados pelos Advogados e pela sociedade. Obrigado meu Deus por esta oportunidade".

Num pronunciamento de quatro laudas, lido durante a inauguração da nova sede da OAB Guarabira nesta quinta-feira (27),  "Dr. Teotônio" destacou o trabalho realizado em favor da advocacia, da sociedade e do Direito do consumidor. Anunciando que vai deixar a Presidência da instituição no dia 31 de dezembro, Teotônio também fez um prestação de contas de seu trabalho, ressaltando a implantação de 10 Sala dos Advogados em várias comarcas da região e a construção da sede nova, cujo recursos vieram através de sua luta e da intervenção do presidente da CAAPB (Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba), Carlos Fábio.

Durante sua fala, feita diante de várias autoridades, do povo e da imprensa, Antonio Teotônio dedicou grande parte do que escreveu como discurso para agradecer as muitas parcerias firmadas, o que segundo ele, foram importantíssimas para o sucesso de suas duas gestões a frente da OAB Guarabira.

Leia íntegra do discurso de Teotônio:

"Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Aldemiro Bispo de Guarabira, Excelentíssimo SR. CARLOS FÁBIO PRESIDENTE DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DA OAB, EXCELENTÍSSIMO SR JUIZ DR GILBERTO, EXCELENTÍSSIMO SR. PREFEITO DE GUARABIRA, EXCELENTÍSSIMA SRª PRESIDENTE DA CÂMARA DE GUARABIRA, EXMO SR. ALBERTO EVARISTO PRESIDENTE ELEITO DA OAB, EXMO SR. JAIRO PRESIDENTE DA OAB DE CAMPINA GRANDE, COLEGAS ADVOGADOS E ADVOGADAS AQUI PRESENTES, AUTORIDADES CONSTITUÍDAS, FUNCIONÁRIOS DA OAB, IMPRENSA AQUI PRESENTE, meus senhores, minhas senhoras.

É com muita satisfação que nesta data entrego a Guarabira e aos Advogados esta obra, a casa dos advogados. Durante muito tempo, lutei para ver este sonho realizado já que ao assumir a presidência da OAB,  há 06 anos atrás, com 110 Advogados inscritos; com o passar dos anos houve um significativo crescimento chegando hoje a 422 advogados, sendo imperioso que se aumentasse o espaço disponível, já que nossa sede, apesar de bem instalada, tornou-se pequena para abrigar as demanda dos advogados, basta citar que o auditório da antiga sede só comporta 25 lugares, impossível assim acolher bem a demanda existente.

Diante desta situação, já na nossa reeleição colocamos como prioridade a  construção de uma nova sede, e a partir daí começamos a lutar para realização deste sonho. Não foi fácil, precisei superar muitos obstáculos, mas nunca desisti, e este ano com o apoio irrestrito do Dr. Carlos Fábio consegui a liberação dos recursos e hoje vemos que de fato nós sonhamos e Deus realizou a obra. Afinal esta construção foi iniciada em 17 de agosto e concluída em 27 de novembro, exatos 100 dias, o que só foi possível Graças a um planejamento sério e uma dedicação de muitos. 

Quero neste momento dizer que a nossa gestão não apenas se preocupou com a construção desta obra, mas instalamos 10 salas de advogados, realizamos vários cursos de atualização, trouxemos a Guarabira para debater assuntos importantes da advocacia o presidente da OAB nacional dr. Cláudio Lamachia, o presidente do TRT, o presidente do TRE, O Presidente do TJ, dentre tantas outras autoridades.

Lutamos contra a desinstalação de Comarcas, contra o fechamento de Cartórios Eleitorais, na defesa do cidadão quando discutimos o problema das filas de bancos,  do atendimento dos correios, trouxemos o Procon tudo para defender os direitos dos consumidores.

Ao longo destes anos procuramos inserir a OAB em todas as discussões importantes da sociedade, sempre na defesa intransigente das prerrogativas dos Advogados e na defesa dos direitos coletivos dos cidadãos.

Participei de encontros nacionais de Advogados no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde pude levar a voz de Guarabira e opinar sobre diversos temas a exemplo do PJE,  reforma trabalhista e previdenciária.

Mantive, e orientei que os Advogados adotassem uma postura e tratamento de respeito com os Juízes, Promotores e serventuários da Justiça, o que nos rendeu uma convivência harmoniosa  e bastante produtiva, sempre na busca de solucionar os conflitos de forma que o cidadão fosse o maior beneficiário.

Durante nosso mandato muitas pessoas e instituições colaboraram e foram importantes para a Ordem ser reconhecida e respeitada, e neste momento quero agradecer a imprensa que sempre esteve do nosso lado,  na divulgação de nossas idéias em defesa da sociedade, aos colegas advogados que nos apoiaram em todos os momentos, aos presidentes de comissões que realizaram diversos eventos, aos funcionários da casa Clésia e Gorete que me ajudaram a administrar a subseção, ao povo de Guarabira que apoiou minha gestão, aos meus familiares, minha esposa Josineide e minhas filhas Talinny e Brhendda, a Ramalho que foi o meu fiel escudeiro na minha primeira eleição,  que não só me apoiaram, mas também compreenderam minhas decisões e meus afastamentos de minhas atividades particulares para cuidar da OAB.

A minha diretoria que sempre me ajudou nos momentos mais cruciais e muito contribuíram para este resultado.

Quero me dirigir às famílias dos homenageados Dr. Telci e Dr. Jáder, dois exímios Advogados que ao longo de suas vidas dedicaram-se à defesa dos direitos dos mais carentes como verdadeiros construtores do direito, agora têm seus nomes imortalizados nesta sede, recebam nossas sinceras felicitações.

"Agora deixo a presidência desta Instituição, saio com a sensação do dever cumprido, na certeza de que me doei ao máximo para honrar os compromissos assumidos e referendados pelos Advogados e pela sociedade. Obrigado meu Deus por esta oportunidade".

Concluo dizendo: Se a advocacia é profissão de quem tem coragem, coragem não me faltou para honrar o cargo que ora ocupo e  defender os interesses dos Advogados e  da sociedade civil.

Eu acredito em quem faz.

Obrigado a todos e UM  feliz 2019! 

Antonio Teotônio de Assunção
Presidente da OAB Guarabira, em 27 de dezembro de 2018"

Da Redação/Fato a Fato
Em 28.12.18, às 17h20
Tecnologia do Blogger.