Header Ads

Secretária de Assuntos Fundiários diz que índios não foram os primeiros habitantes do Brasil

Luana é conhecida pela sua atuação na defesa de proprietários de terras envolvidas em impasses fundiários

Luana Figueiredo (Foto: Da Net)
Nova secretária-adjunta de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, a advogada Luana Figueiredo, defende a tese de que os índios não foram os primeiros habitantes do Brasil.

Segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim do O Globo, Luana se apresenta como "amiga" da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e não poupa críticas nas políticas de demarcação de terras.

"Em artigos publicados nos últimos anos, Luana sustenta que os índios não foram os primeiros habitantes do Brasil, desce a borduna nas políticas de demarcação de terras e diz que os índios do Mato Grosso do Sul estão obesos, com pressão alta e diabetes, doenças estranhas aos indígenas", afirma Lauro Jardim.

Nas redes sociais, a tese foi alvo de muitas críticas e também de piada. "Sim. Os primeiros foram os dinossauros, que voltaram e hoje ocupam o Planalto", ironizou um internauta.

Luana é conhecida pela sua atuação na defesa de proprietários de terras envolvidas em impasses fundiários. Sua tese é de que áreas "há décadas" em posse de particulares "não podem ser desconstruídas por uma tese romântica de que existe ligação tradicional daquele grupo na área".

"A tradicionalidade se perde no momento em que décadas se passaram sem nenhuma reivindicação", diz.

Do Brasil 247
Em 3.2.19, às 23h19
Tecnologia do Blogger.