Header Ads

Em encontro com Bolsonaro, Lígia pede audiência com ministro

Ao Portal MaisPB, Lígia explicou que a reunião serviu basicamente para discutir a agenda dos estados

Lígia quer audiência com ministro da Educação (Foto: MaisPB)
No café da manhã com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), nesta quarta-feira (8), a vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano (PDT), solicitou em conjunto com governadores do Nordeste uma audiência com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O objetivo é tratar da prorrogação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb), que será encerrado em 2020, e a ampliação da participação do Governo Federal no financiamento da educação básica. Também há tentativa de reverter o corte de 30% nos recursos das universidades federais.

Ao Portal MaisPB, Lígia explicou que a reunião serviu basicamente para discutir a agenda dos estados. Bolsonaro participou de parte do encontro, promovido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), em Brasília.

“Solicitamos aquilo que já vinha sendo discutido no Fórum de Governadores do Nordeste, com a participação do governador João Azevêdo. Há uma preocupação com o fim do vínculo do Fundeb, que pode afetar toda educação do país. Pedimos que a Casa Civil intermedeie uma audiência com o ministro da Educação”, afirmou.

A discussão sobre o Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), conhecido como o Plano Mansueto, foi o momento mais acalorado da reunião. Também foi solicitada a revisão das compensações da Lei Kandir, que repassa aos recursos para minimizar as perdas com a desonerações das exportações.

“A maioria dos estados brasileiros se encontra em situação difícil. A Paraíba não é atingida, graças aos oito anos do governo Ricardo e agora João, que mantém equilíbrio fiscal. Mas estados como o Rio Grande do Norte querem a aprovação do programa no Congresso”.

Por Maurílio Júnior – MaisPB
Publicada por F@F em 08.05.19, às 16h47
Tecnologia do Blogger.