Header Ads

Moro presta esclarecimentos na Câmara sobre mensagens da Lava Jato

Ministro da Justiça nega conluio com procuradores que atuam na Força Tarefa em audiência

Ministro da Justiça, Sergio Moro, fala em audiência na Câmara dos Deputados (Foto:Reprodução/ TV Câmara)
Começou por volta das 14h20 a reunião na Câmara dos Deputados para ouvir o ministro da Justiça, Sergio Moro. Três comissões realizam a audiência: de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ); de Trabalho, Administração e Serviço Púbico; de Direitos Humanos e Minorias.

Os deputados querem esclarecimentos sobre o conteúdo revelado pelo site de notícias The Intercept Brasil, que trouxe mensagens supostamente trocadas entre Moro, então juiz federal, e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol. Além de mensagens entre outros procuradores membros da força-tarefa.

Fila de inscrição

Desde o início da manhã, deputados fizeram fila para se inscrever e falar na reunião com Moro. Mais de 70 parlamentares se inscreveram. Porém, o presidente da comissão, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), afirmou que a inscrição oficial só começou às 13h30.

O ministro deveria ter comparecido à Câmara no último dia 26 para dar esses esclarecimentos, mas cancelou a audiência porque estava nos Estados Unidos, o que revoltou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Helder Salomão (PT-ES). 

Em audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos, o fundador do Intercept, o jornalista Glenn Greenwald, afirmou que houve conluio entre o então juiz Sergio Moro e os procuradores que atuam na Lava Jato. Para ele, as mensagens vazadas apontam parcialidade nas decisões do então juiz. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), no entanto, defendeu o ministro. Ela afirmou que os documentos vazados eram resultado de crime de hackeamento e que as conversas não eram autênticas.

O ministro da Justiça e os procuradores da Lava Jato negaram irregularidade nas conversas e duvidaram do conteúdo das mensagens. Moro afirmou ainda que o conteúdo tem origem ilícita.

No domingo, diferentes cidades do país realizaram manifestações de apoio a Moro e à Lava Jato.

De O Dia
Publicada por F@F em 03.07.19, às 09h16
Tecnologia do Blogger.