Header Ads

Bomba atinge ônibus e mata 34 passageiros no Afeganistão

Vítimas de ataque eram civis. Autoridades atribuem o ataque ao Talibã, mas grupo não reivindicou a ação

Ataque matou 34 passageiros (Foto: Da Net)
Uma bomba colocada em uma estrada explodiu com a passagem de um ônibus, no oeste do Afeganistão, nesta quarta-feira (31). Trinta e quatro passageiros - a maioria mulheres e crianças – morreram.

"Esta manhã, por volta das 6h (22h30 de terça-feira no horário de Brasília), um ônibus seguia pela autoestrada Kandahar-Herat quando foi atingido pela bomba dos talibãs. Ao menos 34 pessoas morreram e 17 ficaram feridas", disse Muhibullah Muhib, porta-voz da província de Farah.

Segundo ele, a bomba era destinada a atingir as forças de segurança afegãs.

Outro porta-voz do governo local, Farooq Barakzai, ressaltou que todas as vítimas eram civis e advertiu que o número de mortos ainda pode aumentar.

Até o momento, os rebeldes talibãs não confirmaram sua responsabilidade no incidente.

Mortes em ritmo ‘inaceitável’

Na véspera, um relatório das Nações Unidas advertiu que os civis continuam sendo mortos e feridos a um ritmo "inaceitável" no Afeganistão, apesar das negociações em curso para acabar com décadas de guerra.

Embora o número de vítimas nos primeiros seis meses de 2019 tenha reduzido em 27% em relação ao mesmo período de 2018, 1.366 civis foram mortos e 2.446 ficaram feridos, informou a Missão da ONU no Afeganistão (MANUA) em seu relatório semestral.

Um terço das vítimas são crianças (327 mortas e 880 feridas), principalmente devido a explosivos não detonados que manipulam sem estarem cientes dos riscos.

A MANUA informou que mais civis foram mortos pelas forças pró-governo do que por grupos insurgentes (717 contra 531), em grande parte devido a ataques aéreos afegãos e americanos.

Negociações para a paz

Os Estados Unidos estão engajados desde o ano passado em um diálogo direto sem precedentes com o Talibã, na esperança de alcançar um acordo de paz.

Washington parece determinado a acelerar essas negociações de paz, antes das eleições presidenciais afegãs, marcadas para o final de setembro, e da corrida pela Casa Branca, em 2020.

O negociador americano Zalmay Khalilzad está atualmente em Cabul e viajará a Doha, no Catar, nos próximos dias, para novas discussões com os insurgentes.

Se ambos os lados chegarem a um acordo, um diálogo entre o Talibã e uma delegação afegã será aberto em Oslo, na Noruega.

Do G1
Publicada por F@F em 01.08.19, às 00h45
Tecnologia do Blogger.