Header Ads

Secretaria de Saúde de Mamanguape realiza 2º WorkShop do PlanificaSUS

Para o secretário de saúde de Mamanguape, Antônio Neto, o PlanificaSUS não busca apenas a aproximação dos médicos com a população, mas na verdade de toda a equipe

Secretário Antonio Neto coordena evento (Foto: Codecom)
A Secretaria de Saúde do Município, em parceria na Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Saúde da região, CONASS e o Hospital Albert Einstein, está realizando o 2º Workshop Planifica SUS. O evento está acontecendo no auditório da UFPB - Campus IV em Mamanguape e tem como tema “a integração da atenção primária e da atenção especializada nas redes de atenção à saúde”.

O trabalho visa fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e organizar a Rede de Atenção à Saúde (RAS). O PlanificaSUS é um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein também do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), que foi o pioneiro da planificação no país.

A Gerente Executiva da Saúde do Estado, Isabel Sarmento, disse que a Secretaria de Estado da Saúde está muito satisfeita com a adesão da 14ª Região de Saúde ao planifica SUS e que esse é um momento importante por reunir em um evento várias equipes de saúde de Mamanguape e da região neste que é o terceiro polo. Segundo a gerente, o principal objetivo é a organização da atenção ao usuário do SUS, que começa na atenção primária nas unidades básicas de saúde, em articulação com a atenção especializada ambulatorial e, consequentemente, buscando também a organização hospitalar.

“Iniciaremos pela rede materno-infantil com o olhar para a gestante e para criança e, em seguida, vamos ampliar esse cuidado para as outras redes de atenção, entre as quais as redes psicossocial, que envolve os CAPS, da pessoa com deficiência, de urgência e emergência e das condições crônicas. Certamente, ao final de um ano e meio de projeto dentro da 14ª região de saúde, nós teremos uma rede de atenção organizada para melhor atender aos usuários,” disse Isabel.

Para o secretário de saúde de Mamanguape, Antônio Neto, o PlanificaSUS não busca apenas a aproximação dos médicos com a população, mas na verdade de toda a equipe. Trata-se de uma compreensão ampliada de equipe de saúde, que vem num processo de mudança e de ressignificação dos outros atores do processo, desde o vigilante até o médico, em maior ou menor importância todos são importantes nesse processo.

WorkShop tem presença maciça de um grande público. Evento é realizado pela Secretaria de Saúde de Mamanguape (Foto: Codecom)
“Nós visamos alcançar uma resolutividade melhor nas nossas unidades de saúde e para isso contamos com a colaboração de todos os nossos profissionais de saúde. Iniciamos o processo na Policlínica Municipal e na Unidade de Saúde do Areal 2, na policlínica, por exemplo, começamos um processo de reorganização dos serviços, com a cobrança das cargas horárias para que seja possível cumprir as exigências tanto do município quanto aquelas feitas pelo Albert Einstein,” falou o secretário.

Ele ainda informou que a secretaria está trabalhando no processo de ajuste da marca para melhorar o seu conceito, como no PAM, que em breve vai deixar de lado a atual nomenclatura e adotar uma marca muito mais interessante para o município. “Os resultados serão duradouros e com toda a certeza serão de fato muito significantes para nossa população, encerrou Neto.

Da Codecom/Prefeitura de Mamanguape
Publicada por F@F em 07.08.19, às 11h50
Tecnologia do Blogger.