Pedido de vista adia votação do projeto de aumento da “taxa de iluminação” na CM de GBA
Projeto deve voltar a ser votado na Câmara Municipal de Guarabira na próxima terça-feira, dia 29 de outubro
![]() |
Votação do aumento da CIP lotou as dependências da Câmara Municipal de Guarabira (Foto: Instagram/CMG) |
Um pedido de vista, encaminhado pelo vereador Luciano Gonçalves (Luciano do Bolo), fez com que o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Bandeira (PSB) decidisse, nesta terça-feira (22), pelo adiamento da votação do projeto de aumento da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) encaminhado ao Legislativo guarabirense pelo prefeito do município, Marcus Diôgo (PSDB).
A matéria, conforme o presidente Marcelo Bandeira, será votada na próxima terça-feira (29). O projeto vai ser apreciado no auditório da OAB Guarabira, já que as dependências da Casa Osório de Aquino não mais estarão à disposição dos vereadores, devido as obras de reforma e ampliação do Legislativo municipal.
Na apreciação da matéria nesta terça-feira (22), as dependências da Câmara de Vereadores foram ocupadas por populares, pedindo a reprovação do projeto de aumento da CIP. Quando o presidente da Casa encerrou a sessão em virtude do pedido de vista, houve um princípio de tumulto, mas depois os ânimos foram apaziguados.
![]() |
Projeto de aumento da CIP, enviado à Câmara Municipal pela Prefeitura de Guarabira, voltará a ser discutido na próxima terça-feira, 29 (Foto: Instagram/CMG) |
Principal crítico ao aumento da CIP, o vereador Renato Meireles (PSB) foi à tribuna da Casa e, ao se pronunciar, conclamou o povo a sair, novamente, às ruas em protesto contra o projeto. Nesse momento, a plateia, a maioria seguidora política do parlamentar socialista, começou a se rebelar, gritando e exaltando até insultos contra os vereadores.
Foi a partir daí também que o presidente da Câmara Municipal, temendo maiores problemas, encerrou, por definitivo, a sessão ordinária desta terça-feira (22). Na quinta-feira (24), o plenário da Casa deverá apreciar emenda apresentada pelo vereador Ricardo Idimarques Silva (Marcos de Enoque – PSDB), integrante da base governista, que pede a isenção da CIP para quem consome até 100 Quilowatts.
Da Redação/Fato a Fato
Em 22.10.19, às 20h36
Deixe seu comentário