Header Ads

Protestos no Iraque têm saldo de 9 mortos; cidades têm toque de recolher

Moradores da capital, Bagdá, relataram bloqueio às redes sociais. Manifestantes exigem fim da corrupção e melhora na economia

Protestos violentos no Iraque contra o governo deixaram ao menos nove mortos entre esta terça (1º) e quarta-feira (2), além de centenas de feridos. Manifestantes exigem fim da corrupção, melhores serviços públicos e maior oferta de emprego.

Manifestantes carregam ferido nos braços em protestos contra o governo em Bagdá ( Foto: Khalid Mohammed/AP Photo)
O primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, impôs toque de recolher em algumas cidades iraquianas – inclusive a capital, Bagdá, onde todos os veículos e pessoas estão proibidos de trafegar a partir das 5h desta quinta-feira (horário local) "até segunda ordem", informou o gabinete do premiê.

Moradores de Bagdá disseram que as autoridades cortaram todo acesso às redes sociais como Facebook, Twitter e a plataforma de envio de mensagens Whatsapp. Além disso, centenas de policiais fortemente armados bloquearam todas as ruas que dão acesso às maiores praças da capital.

As operações, entretanto, não contiveram os manifestantes, que fizeram piquetes e barricadas pelas ruas de diversas cidades do Iraque. À noite, houve bloqueio também à entrada do aeroporto de Bagdá.

Em Basra, no sul do Iraque, cerca de 3 mil pessoas protestaram nesta quarta-feira – ato que, de acordo com a Associated Press, foi pacífico. Os manifestantes, porém, acusam os policiais de atacarem com armas de fogo.

Clique AQUI e leia matéria completa

Do G1
Publicada por F@F em 03.10.19, às 00h10
Tecnologia do Blogger.