Header Ads

Prefeitura de Mamanguape sedia reunião para regionalização do atendimento de saúde

A prefeita Eunice Pessoa se mostrou bastante empolgada com o lançamento do “Projeto Fortalecir”

Prefeita destaca importância do evento (Foto: Codecom)
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMSPB) realizou na tarde da segunda-feira (09), no auditório do Campus IV da UFPB em Mamanguape, o lançamento do “Projeto Fortalecir”. A prefeita Eunice Pessoa participou do evento ao lado da prefeita Elisandra Brito de Itapororoca e do prefeito Tiago Lisboa da cidade de Capim, juntamente com todos os secretários de saúde da região.

O “Projeto Fortalecir” apresenta como proposta central a organização da rede de atenção, de ações e serviços, sendo a cidade de Mamanguape escolhida como sede para o lançamento do projeto para toda a região, da qual fazem parte 11 (onze) municípios. O objetivo, segundo Soraia Galdino presidente do COSEMSPB, é fortalecer, trazer referências e mais recurso para a região, alcançando todos os municípios.

A presidente do COSEMSPB no estado da Paraíba, Soraia Galdino, esteve em Mamanguape para fazer o lançamento do projeto de regionalização de atendimento. “Os pacientes talvez não sintam as mudanças agora de imediato, mas eles vão sentir com a continuação dos trabalhos que procedimentos que as vezes eram feitos em João Pessoa ou mais longe, serão feitos dentro da região e ele não vai precisar mais sair com tanta frequência para estar resolvendo alguns encaminhamentos com especialistas,” disse Soraia.

Dentro das referências do projeto não haverá nenhuma mudança para o paciente no protocolo de atendimento, uma vez que o próprio gestor municipal, sabendo da necessidade, encaminhará o paciente dentro da sua região. O paciente já receberá do gestor municipal a indicação de onde ele vai fazer o procedimento e, preferencialmente, será dentro da própria região ou de algum dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape.

A prefeita Eunice Pessoa se mostrou bastante empolgada com o lançamento do “Projeto Fortalecir”, uma vez que o mesmo busca integrar as ações dos gestores da região de saúde. "Toda medida ou ação que venha para melhorar o atendimento à população será sempre muito bem-vinda. Esse projeto busca melhorar a resolutividade do trabalho Secretaria de Saúde no intuito de atender dentro da própria região os pacientes que precisam hein de atendimento especializado, sem necessidade de deslocamento para outros centros urbanos do Estado," pontuou a prefeita.

Prefeita Eunice Pessoa participa da reunião e mostra o que vem fazendo pela saúde do povo de Mamanguape (Foto: Codecom)
O secretário de saúde de Mamanguape, Antônio Neto, que também é presidente da comissão inter-gestores regional do vale do Mamanguape, falou do lançamento do do projeto, que é audacioso quando se refere ao atendimento público de saúde na região. "O Projeto Fortalecir é realmente inovador porque visa justamente capacitar os técnicos e gestores da região de saúde para que eles consigam operacionalizar toda a legislação dentro do arcabouço legal que rege o SUS, as diretrizes para que o trabalho realmente flua e que a região de saúde avance em serviços e ações", disse o secretário.

O secretário ainda afirmou que o “Projeto Fortalecir” não é uma atividade-fim, que vise o atendimento, mas que vai promover uma melhor capacidade técnica dos gestores para revisar os seus processos de trabalho, as pactuações e as agendas entre os municípios. “É possível, por exemplo, que um gestor ao constatar em algum município da região prejuízo para uma determinada atividade com outra região, possa fazer uma nova pactuação, tanto para trazer recurso quanto para direcionar recurso, contanto que melhore o atendimento a nossa população,” encerrou Neto.

Da Codecom/Prefeitura de Mamanguape
Publicada por F@F em 11.03.2020, às 11h54

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.